Marketing Digital 22/09/2016

7 características que qualquer freelancer precisa para ter sucesso em 2016

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O mundo tem mudado extremamente rápido ao longo dos últimos anos. E essas mudanças tornam a vida de qualquer profissional – independentemente de ser freelancer ou não – extremamente desafiante. Obriga a adaptações rápidas e à renovação de conhecimentos de uma forma constante. O que você sabia em 2010 está praticamente obsoleto e certamente não tem grande aplicação prática em 2015. Neste artigo, quero demonstrar aquelas que são, na minha opinião, as principais características que qualquer profissional precisa adquirir para ser bem sucedido em 2016.

Vamos a elas:

1. Domínio de vários aplicativos

Atualmente, existem muitos aplicativos são praticamente indispensáveis para a vida de qualquer profissional freelancer. Veja-se o Whatsapp, por exemplo. Ele é usado cada vez mais como uma ferramenta de comunicação eficaz entre o cliente e o freela. É comum, hoje em dia, o cliente perguntar pelo andamento do projeto através do Whatsapp ou até mesmo criar grupos no Whatsapp onde estão todos os trabalhadores da empresa. Uma notícia recente revelou, por exemplo, que 87% dos médicos usam o Whatsapp para se comunicarem com os seus clientes.

O Slack, por exemplo, é outro aplicativo que tem sido muito usado por empresas para se comunicarem com os seus colaboradores. Ele é um app muito interessante e que facilita muito a organização da equipe.

Slack exemplo

 Outra alternativa que muitas empresas usam é o Asana, que é um pouco mais completo que o Slack pois ele não serve apenas para comunicação: ele permite acompanhar o desenvolvimento dos projetos e as suas diferentes fases.

Obviamente, você não tem que dominar todos estes apps, mas convém pelo menos saber que eles existem e saber, de uma forma geral, como funcionam.

2. Vender offline e online

Até agora, vender offline era uma característica praticamente obrigatória do freelancer. Ele tinha que saber marcar a reunião com o cliente, encontrar-se com ele pessoalmente e fechar negócios. Porém, a partir de agora, o freelancer vai ter que saber vender-se online de uma forma eficaz. E não estou falando de criar uma Fan Page, fazer algumas publicações e esperar que os clientes apareçam…

Estou falando em saber criar conteúdo e gerar a necessidade no cliente. O exemplo que você está vendo abaixo surgiu a partir da minha conta do Instagram:

Instagram para clientes

Esta proposta surgiu semanas depois de começar a publicar conteúdos mais profissionais na minha conta do Instagram (se quiser, pode segui-la clicando aqui). Tenho aproveitado muito as mídias sociais para divulgar conteúdo mais profissional e atrair clientes e os resultados têm sido excelentes. Recomendo que adote esta estratégia em 2016.

3. Consumir conteúdo de forma mais organizada e consistente

Outra das características que você precisa adquirir para ter sucesso em 2016 é a de aprender a consumir conteúdo. Consumir conteúdo é muito mais do que apenas ler ou ver tudo o que aparece na sua frente. Um freelancer de sucesso, sabe quando e onde consumir conteúdo. E para isso você precisa de adquirir uma metodologia de consumo de conteúdo. Não ler nem aprender coisas novas, é tão grave como ler e aprender demais, pois isso provoca uma paralisia da ação fazendo com que você não coloque em prática tudo o que tem aprendido.

Então o meu conselho é o seguinte:

  • Defina um período do dia para consumir conteúdo. Por norma, os primeiros 30 minutos do meu dia servem para consumir conteúdo. Nesses 30 minutos eu não “trabalho”. Leio todas as newsletters que assino e só depois de ler todas elas é que respondo a emails, abro o Facebook, etc,
  • Consuma menos conteúdo mais de forma mais seletiva. Não vão faltar por ai blogs e Fan Pages para você seguir. Porém, nem todos merecem a sua atenção. Seja mais seletivo.
  • Só assine newsletters em último caso. Elas vão entupir a sua caixa de emails e você vai acabar por não consumir o conteúdo. Sempre que possível, confira os conteúdos através de um leitor de Rss Feed. No meu caso, uso o Feedly
  • Assine alguns canais no Youtube que possam ser interessantes e ative a opção de receber notificações para cada vez que for publicado um novo vídeo

Outra dica é guardar o conteúdo que não pode ler no momento. Para fazer isso, confira o meu artigo onde mostro o aplicativo Pocket ou veja o vídeo abaixo.

4. Aprender a desligar-se do que não é relevante

O bem mais valioso que você tem, hoje em dia, é a sua atenção. Você sabe isso, eu sei isso e…as empresas sabem isso.

E por esse motivo elas tentam, constantemente, roubar a sua atenção. É uma nova notificação que aparece, um novo email que você recebe ou um novo vídeo no Facebook que é publicado. Tudo tenta roubar a sua atenção! Porém, para você ser mais produtivo e ter mais sucesso no seu negócio, vai precisar de aprender a escolher para onde vai focar a sua atenção.

Se você quiser bloquear sites e aplicativos como o Facebook, Twitter ou o email, por exemplo, pode usar o Cold Turkey, tal como explicamos neste artigo. Este aplicativo é muito bacana pois ele permite que você agende bloqueios automáticos consoante os horários que você definir. Vamos imaginar que você quer bloquear o Facebook todos os dias das 9 às 11 horas, para ser mais produtivo nas primeiras horas do dia. Você pode agendar isso no Cold Turkey e ele bloqueia o site todos os dias nesse horário.

Cold Turkey bloqueio de apps

5. Organize o seu email (de uma vez por todas)

Em pleno 2016, já não existem desculpas para ter o seu email desorganizado. Os seus clientes e potenciais clientes esperam respostas rápidas e um email organizado vai ajudá-lo a ganhar tempo. Já chega de ter a sua caixa de entrada poluída e repleta de emails que você nunca mais vai precisar. Hoje em dia, organizar os seus emails é bem mais simples.

Confira alguns apps e extensões que vão ajudá-lo nesse trabalho.

  • Organizer: Este app cria subpastas no seu email e categoriza os emails que você recebe consoante as características deles. Se você recebe emails comerciais de um determinado contato, por exemplo, ele categoriza esse contato como comercial e coloca ele sempre na pasta correspondente.
  • Boomerang: Já falamos sobre este aplicativo neste artigo. Ele permite que você envie emails em horários pré-definidos.
  • Unsubscriber: Uso ele no meu inbox e não me arrependo. Ao subscrever o aplicativo, ele cria automaticamente uma nova aba no seu email. Depois, basta arrastar para lá os emails que você quer remover a subscrição que o próprio app remove a subscrição. Ideal para quem não quer perder tempo a clicar em links ou recuperar senhas apenas para remover subscrições.
  • Mailtrack: Quer saber quem leu realmente os seus emails? Então instale esta extensão. Ela avisa quando os seus emails são entregues e quando eles são abertos. Ideal para quem trabalha com clientes.

6. Mente aberta para testar

À velocidade que o mundo se modifica atualmente, você tem que ser uma pessoa com uma mente aberta para testar novas ferramentas, novas oportunidades ou até novas áreas de negócio. Se você ficar fechado naquilo que você sabe hoje e pensar que isso é suficiente para ser bem sucedido no futuro, é muito provável que venha a ter problemas no seu negócio. Nenhuma empresa consegue ser bem sucedida sem fazer mudanças constantes e o mesmo acontece com qualquer freelancer. Se reinvente!

7. Capacidade para aprender sozinho

Há pouco tempo li uma frase do conceituado palestrante Seth Godin que resume muito bem o que pretendo dizer neste parágrafo:

Em média, um colaborador de uma empresa trabalha 2 mil horas por ano. No entanto, a maioria das empresas investe apenas 10 a 20 horas por ano a treinar essa pessoa. Ou seja, 1%.

Esta frase resume duas coisas. A primeira é que grande parte das empresas não apostam na formação dos seus colaboradores. A segunda é que, tendo consciência destes números, você mesmo deve apostar no seu próprio conhecimento. Então, pare de ficar esperando que alguém vá ensinar algo a você em 2016. Comece a comprar cursos online (o FanPage Hero é uma boa opção), comece a ler livros (falei sobre isso aqui e aqui) ou comece a participar de grupos onde estejam profissionais da sua área. Não é por você ter terminado a faculdade que você deve parar de aprender. A aprendizagem deve ser um comportamento constante.

E você, está pronto para enfrentar 2016 e alcançar excelentes resultados?

Abraço,
Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.