Produtividade 22/09/2016

Como desenvolver disciplina pessoal e profissional?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A tão conhecida frase “Hoje não me apetece, faço amanhã”, com certeza já foi utilizada por todos nós, pelos menos em alguns momentos das nossas vidas. Ter que realizar aquela tarefa que não gostamos tanto, fazer aquele trabalho só porque o seu chefe pede ou acordar cedo apesar de estarmos em pleno domingo são situações bastante comuns na vida de um trabalhador, quer seja ele colaborador de uma empresa ou possua o seu próprio negócio.

A capacidade de fazer as coisas que não gostamos tanto ou abdicar de uma tarefa mais divertida em prol de um trabalho, é um dos factores que diferencia as pessoas com sucesso e aquelas que apenas tentam alcança-lo, principalmente aquelas que pretendem ter o seu próprio negócio. Não digo que tenha que viver apenas para o trabalho ou que não se divirta, o que pretendo é que o leitor consiga separar o que deve fazer e quando o deve fazer. É aí que entra um dos pontos fundamentais (se não o mais fundamental) das pessoas com sucesso: a disciplina pessoal.

O que é a disciplina pessoal?

Quando tentamos conseguir alguma coisa, seja ela comprar um carro, construir uma empresa, melhorar no emprego entre outros, definimos objectivos e tentamos alcança-lo num determinado período de tempo. Vamos dar um exemplo para que consiga entender o que é a disciplina pessoal mais facilmente. Imagine que um rapaz quer construir um blogue que lhe garanta alguns rendimentos ao fim do mês.

Normalmente o que acontece é o seguinte: a pessoa entusiasma-se pela ideia e começa a escrever no seu blog. Define o que quer fazer e ao início é tudo perfeito. As primeiras visitas começam a surgir e até recebe alguns comentários positivos. No entanto, os primeiros desafios começam a chegar. O editor do blog recebe algumas críticas, as visitas não crescem ao ritmo que ele desejava e começa a escrever com menos regularidade. Passado um mês abandona o blogue e desiste do seu sonho.

Mas afinal onde errou o rapaz que tinha o sonho de ter um blog de sucesso na sua disciplina pessoal? O que ele deveria ter alterado? Vamos dividir o que aconteceu em duas partes:

  • Parte I: O rapaz até começou bem, definindo o seu sonho e estabelecendo as suas metas, de forma a conseguir organizar o que poderia fazer. Esta é uma das fases mais importantes da disciplina pessoal, o facto de comprometer-se com o seu objectivo e saber onde quer chegar.
  • Parte II: As dificuldades começam a surgir e ele começa a desistir do seu sonho. Repare que ele deu apenas um mês para que o seu blog tivesse sucesso. Poderia ter considerado estudar um pouco mais sobre o assunto do seu blogue, aprender com os melhores blogueiros como crescer, mas não, preferiu desistir ao primeiro obstáculo. As pessoas com disciplina pessoal estão preparadas para os desafios, pois sabem que cair e levantar faz parte do processo de crescimento.

De uma forma mais resumida, a disciplina pessoal é a capacidade de conseguir estabelecer objectivos, definir como chegar a esse objectivo e aprender que a disciplina pessoal faz parte de um crescimento contínuo, que necessita ser construído todos os dias para que possa garantir o sucesso do nosso objectivo.

Como ter disciplina pessoal?

Qualquer pessoa é capaz de ter disciplina pessoal. Se lhe pedir para fechar os olhos durante cinco segundos é capaz de fazê-lo, logo aí já está a ter disciplina pessoal, está a controlar o que quer e deve fazer. No entanto, os níveis variam de pessoa para pessoa e como tudo na vida, quando maior for o grau de disciplina pessoal mas sucesso conseguirá.

Se quiser começar a desenvolver a sua própria disciplina pessoal é importante saber que será processo demorado, com muitos altos e baixos. Vou lhe dar cinco conselhos que podem ser determinantes para adquirir a sua disciplina pessoal com maior facilidade:

Comunique o que deseja fazer

O facto de dizer a alguém que está a pretender fazer ou simplesmente escrever num papel os passos que deve seguir já é uma maneira de comprometer-se com os seus objectivos. Dessa forma jogará também um pouco com o seu orgulho e irá tentar não decepcionar o que definiu para si, tornando-o mais responsável.

Comece com objetivos tangíveis

Para que se mantenha motivado é necessário que vá alcançando os objectivos a que se propôs. Muitas pessoas colocam objectivos quase impossíveis de alcançar, levando à desmotivação. Se eu entrar para um ginásio não posso querer fazer 100 kg de pernas. Terei que começar com 30 kg (por exemplo) e conforme vou me adaptando ao peso vou evoluindo até chegar aos 100 kg. É assim que devem funcionar os seus objectivos.

Planeje com base no dia a dia

Nesta fase inicial e para que se organize melhor, é importante que defina todos os dias o que vai fazer. Uma simples agenda ou um pedaço de papel serão suficientes.

Aprenda a dizer “não”

Com certeza irão surgir situações onde alguma colega ou amigo irá perguntar se não quer ir beber café ou jogar futebol na hora exacta em você deveria estar a terminar um trabalho. Saiba dizer não e agradecer o convite. Um dos pontos principais da disciplina pessoal é saber diferenciar o lazer do trabalho e quando cada um deve ser realizado.

Não desista frente ao primeiro obstáculo

Todos os grandes desportistas, empresários ou recordistas do guiness tiveram obstáculos no seu caminho para o sucesso. Contudo sabem que essas barreiras fazem parte do crescimento. É importante perceber que a disciplina pessoal serve para que se possa tornar mais eficaz nos objectivos que se propõem, principalmente para quem quer construir o seu próprio negócio ou melhorar a sua produção dentro da empresa. Não depender de ninguém que o motive ou que lhe diga constantemente o que fazer irá torná-lo num trabalhador mais responsável e conceituado.

Nos próximos artigos falarei sobre os quatro pilares da disciplina pessoal: organização, persistência, visão e focalização. Entretanto se desejar, não deixe de ler o artigo 10 exercícios para melhorar a sua força de vontade e auto-disciplina, escrito pelo colega Miguel Lucas da Escola Psicologia.

E você, já consegue lidar com a sua organização pessoal?

Quais têm sido as suas dificuldades? Partilhe conosco nos comentários deste artigo! Participe!

Até Já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.