Produtividade 22/09/2016

Conselhos para começar um dia produtivo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Para conseguir trabalhar da melhor forma não basta ter os melhores softwares ou ter os melhores conhecimentos sobre uma área. É necessário que consiga cumprir rotinas que ajudam o seu dia a ser o mais produtivo possível. Para isso existem alguns “truques” que vou partilhar hoje aqui consigo, que me têm ajudado ao longo destes anos a conseguir realizar mais trabalhos mesmo tendo por vezes prazos mais curtos para a entrega.

Estas dicas são universais. Servem para quem trabalha na área da informática, na venda de artigos ou na simples escrita de um blog. Resultam para qualquer emprego. Apliquei-os no desporto e deram certo. Utilizei quando dava aulas e deu certo. Faço-o atualmente no blog e tenho conseguido resultados espantosos. Conseguir aplicar todos estes princípios exigem muita paciência e por vezes muitos meses de tentativas. Não conseguirá adquirir estes hábitos de um dia para o outro. Tal como no seu próprio negócio como freelancer, necessita de paciência. Paciência para falhar e voltar a tentar no dia seguinte, quantas vezes forem necessárias.

Todas as pessoas conseguem fazê-lo?

A minha resposta a esta pergunta é um claro sim. Se aplicar estes conceitos em todos os campos da sua vida, conseguirá melhorar não só o seu negócio, mas também aspetos familiares e pessoais.  Ter rotinas no seu dia-a-dia é importante, pois o sucesso muitas vezes acontece devido à repetição de certos pontos que contribuem para melhorar a sua produtividade mas também o seu tempo livre.

Como já devem ter reparado pelos meus artigos sou completamente contra aquelas pessoas que vivem apenas para o trabalho. Você deve sempre ter um tempo para si e para outras coisas que goste de fazer. Ao adquirir hábitos, conseguirá ser mais eficaz no seu trabalho, conseguindo por outro lado ter mais tempo livre. Uma coisa está ligada à outra e são completamente impossíveis de separar. Quem não for organizado no trabalho e não criar rotinas, dificilmente conseguirá ter tempo livre para aliviar o seu stress. Portanto o primeiro conselho que lhe deu é mesmo para:

Começar a preparar o seu dia antes de ir se deitar

A minha amiga agenda dorme sempre ao lado da minha cama. Isto porque antes de me ir deitar organizo sempre o meu dia seguinte. Desta forma evita ficar a pensar no que devo fazer mal acordo. Vou dormir calmamente e só preciso de pensar nisso no dia seguinte quando olhar para o que escrevi no papel. Esta técnica evita também que coisas que ainda estão na memória no próprio dia sejam esquecidas quando acordar. O sono por vezes faz com que nos esqueçamos de coisas que ainda estão frescas na nossa cabeça. O papel não deixa que isso aconteça. Agende as tarefas para o dia seguinte e comece mais bem disposto.

Qualidade do sono

Para poder começar um dia cheio de forças é importante que tenha uma boa noite de sono, mas para isso precisa de seguir certos comportamentos que durante a noite, que no caso de não serem feitos, podem estar a prejudicar estas importantes horas de descanso. Grande parte destas dicas aprendi depois de ler o artigo sobre problemas de insónia do meu amigo Miguel Lucas, da escola psicologia. Deixo para você algumas dicas:

  • Nada de ruídos enquanto dorme, tais como a música do computador ou som da televisão. Podem fazê-lo acordar durante a noite
  • Apague todas as luzes e tente dormir completamente no escuro
  • Bebidas alcoólicas ou fumar antes de dormir podem prejudicar o sono
  • Desligue o celular. Chamadas ou mensagens a meio da noite podem fazê-lo acordar
  • Tente dormir o mesmo número de horas todas as noites (de preferência sete a oito)

Tenha hábitos quando se levanta

Tomar banho, ir correr meia hora ou ligar o rádio são hábitos que o ajudam a mentalizar-se que o seu dia já começou e que está no momento de começar a fazer o que tem planeado.  Ficar na cama, dando a si os habituais “apenas mais cinco minutos” está fora de questão. Só o fazem perder tempo e a qualidade do sono desses minutos são péssimas. Mal toca o despertador levante-se logo. É um hábito que precisa de ter.

Tome um café da manhã reforçado

Se toma apenas um copo de leite logo pela manhã e vai trabalhar, é provável que esteja já a prejudicar o resto do seu dia. Um café da manhã reforçado é importante que consiga ser produtivo nas primeiras horas do dia (que são as mais importantes). Leite, fruta, cereais ou pão é indispensável para começar o seu dia de trabalho cheio de forças. Das quatro coisas que falei anteriormente é importante que ingira pelo menos três. Já viu quantas horas fica sem comer antes do café da manhã? Mesmo que não esteja habituado, obrigue-se a si durante alguns dias a comer esta quantidade. É uma questão de hábito acredite.

Verifique o que escreveu na noite anterior

Se conseguiu organizar o seu dia na noite anterior, agora é importante que reveja tudo o que planeou, pois algumas coisas podem ter sido esquecidas durante a noite. Confire e veja se falta alguma coisa. Caso contrário, arrume a agenda e prepara-se para a tarefa seguinte. Não deve demorar mais do que cinco minutos esta tarefa.

Coloque-se em modo de trabalho

Quando começo a trabalhar tento que nada me distraia. Gosto de dizer que estou em “modo de trabalho”. Neste momento não há espaço para celulares, redes sociais ou chamadas desinteressantes no celular. Como referi no meu artigo sobre dividir o seu dia em blocos de tempo, é importante que quando começar a trabalhar nada seja capaz de o interromper. Esta concentração momentânea permite que faça as coisas de uma modo mais rápido e com menos erros. Ficar focado só naquela tarefa pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

Comece pelas coisas mais fáceis

Para conseguir ficar moralizado mal começa o dia, é importante que comece a produzir logo que começa a trabalhar. Para isso faça primeiro aquelas tarefas mais rápidas de serem feitas. O fato de ver trabalho realizado, motivam-no a trabalhar ainda com mais vontade durante o resto do dia. Faça o que lhe parece mais simples. E lembra-se que nada de emails neste momento! Faça-o só quando tiver feito o mais importante primeiro.

Repita estas tarefas diariamente

Conseguir criar um hábito demora tempo e é necessário persistência. Fazer isto durante uma semana e na semana seguinte desistir, só vai produzir resultados durante o período que fez esta rotina. Tenha paciência. Eu demorei cerca de seis meses a conseguir ter todos estes pontos bem implementados.

Está preparado para começar bem o dia?

Ser produtivo durante o dia exige rotinas. E essas mesmas rotinas exige perseverança. Por isso comece já hoje a realizá-las e dê a si um prazo de seis meses para estarem todas bem cimentadas no seu dia-a-dia. Definir um timing vai ajudá-lo a manter-se motivado para continuar a desafiar-se a si mesmo.

E o leitor, o que tem feito para começar o dia a produzir? Realiza algum destes hábitos? Concorda com eles?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.