Com uma evolução rápida e constante, é fácil se perder e se adaptar as inovações nas mídias sociais. Seja com novas regras, funcionalidades ou até mesmo novas e meteóricas plataformas – como aconteceu com o Snapchat -, é comum ficar perdido e saber qual tipo de conteúdo publicar e em qual rede social deve fazê-lo.

Apesar da velocidade destas novidades, não é tão difícil se acostumar a elas, basta apenas começar. Para te ajudar nessa tarefa aparentemente difícil, separamos 7 tipos de conteúdo que já pode começar a publicar já!

1. Use GIFs

use GIFS

Graças aos famigerados memes, as GIFs se tornaram uma das ferramentas mais populares para aumentar o número de curtidas em sua página. É mais fácil que uma simples imagem dessa – que pode ser buscada em portais especializados como o Giphy – ganhe mais curtidas do que o link de um post em seu blog.

Mas, claro, a não ser que sua intenção seja a de manter uma página de humor, os GIFs devem ser usados com parcimônia e fazer parte de sua estratégia de adquirir um número maior de potenciais leitores. Para ser ainda mais eficiente, é possível criar suas próprias GIFs caso seu ramo de negócios não possua muitas imagens desse tipo ou que façam referências das quais seus seguidores poderiam se identificar.

Entre as ferramentas disponíveis, podemos destacar o Giphy’s GIF Maker – que transforma vídeos ou links do Youtube para o formato – e o Gifmaker.me, que permite juntar diversas imagens e montar o GIF. De qualquer das formas, leia este artigo para saber vários sites que fazem Gifs: 8 Sites para criar GIF’s animados.

2. Use o Snapchat

snapchat para negocios

Usar uma rede social nova pode ser intimidador. Mas o sucesso meteórico do Snapchat parece que veio para ficar e você ainda pode tirar vantagem disso. Com um tipo de conteúdo único, é possível usar a rede social para dar um toque mais pessoal ao seu negócio. Fotos do dia-a-dia alterada com os diversos efeitos, filtros e stickers disponíveis podem fazer sua marca viralizar, principalmente com tantas possibilidades ainda a serem exploradas.

Um dos melhores exemplos é a possibilidade de ativar o filtro de geolocalização e registrar sua participação em convenções ou eventos da área. Dessa maneira, seus seguidores poderão saber onde está e ter acesso às suas opiniões e novidades em tempo real. Se for dono de um comércio, pode usar essa função para divulgar sua presença e atrair compradores.

Nota: Se quiser receber dicas de Facebook pelo Snapchat, me adicione: @larrossaluciano

3. Compartilhe conteúdo de seus seguidores – principalmente se for de sua empresa!

Uma tática especialmente útil no Instagram, compartilhar publicações relevantes de seus seguidores é uma boa estratégia para se comunicar com eles, principalmente quando são citados diretamente. Fazer este tipo de postagem tem um efeito ainda melhor quando tais seguidores fazem posts relacionados à sua marca. Fazer o consumidor se sentir uma super estrela é uma fórmula bastante efetiva.

Neste exemplo abaixo, mostro um depoimento deixado por uma pessoa que segue o meu trabalho. Esta é uma boa forma de valorizar quem me acompanha, mostrar satisfação por fazerem isso e ainda mostrar o meu ponto de vista relativamente ao tema. Não abuse nisto – até porque as pessoas seguem você para receber conteúdo – mas de vez em quando é uma boa forma de reforçar o seu trabalho e sua marca!

depoimento Instagram Luciano Larrossa

4. Monte infográficos

Um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet são infográficos. Com o propósito de informar fatos e estatísticas condensados em um formato de fácil absorção, os infográficos podem gerar bastante engajamento no formato de comentários e compartilhamentos. Para otimizar seu infográfico, misture imagens com texto para melhorar sua performance.

Para saber onde pode construir os infográficos para montar em sua page, não deixe de conferir nossa lista com 10 sites e aplicativos para criar infográficos de outro mundo!

Veja também este infográfico sobre o que afeta suas vendas criado pelo JivoChat que é um excelente exemplo disso mesmo!

5. Gráficos para esclarecer conceitos

Enquanto os infográficos são úteis para trazer fatos e dados estatísticos aos seus leitores, a utilização de gráficos mais simples para ajudar no entendimento de conceitos é também uma boa saída. Além de conceitos relativos ao seu mercado, você pode oferecer ou explicar dados com suas próprias informações ou pesquisas.

O melhor é que não é necessário gastar muito tempo na montagem dos gráficos: seja usuário do pacote Office, dos editores para Mac ou Google Sheets, em poucos passos poderá disponibilizar seus gráficos em suas páginas nas redes sociais.

6. Use citações!

Você pode não ser fã de frases feitas, mas a verdade é: elas fazem bastante sucesso! Tanto que uso com certa frequência em meus posts na fanpage Luciano Larrossa. Muitas podem parecer clichês, mas se estes clichês são efetivos, por que não usá-los?

Mas, ao invés de apenas publicar a citação a esmo, procure publicar imagens que possam servir como quadro ou com cenários que complementem o que está sendo dito. Outra estratégia é a de subir um gráfico e usar a citação para justificá-lo.

7. O Facebook Live é a chave

Live no Facebook

Atualmente, o algoritmo do Facebook prioriza transmissões ao vivo feitas pelo Facebook Live. Os vídeos são assistidos 3x mais que um vídeo comum e os espectadores também permanecem acompanhando sua transmissão por mais tempo. Já uso a nova plataforma para divulgar promoções e lançamentos dos meus treinamentos e montei um guia completo com tudo o que precisa saber para começar suas transmissões ao vivo no Facebook Live!

Quais tipos de publicações está fazendo em suas redes sociais? Já está testando uma das técnicas que trouxemos nessa lista? Comente o resultado de seus testes na seção de comentários!

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês