Ferramentas 22/09/2016

Encontrar trabalho de Freelancer com o Elance

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Encontrar trabalho como freelancer tem se tornado mais fácil nos últimos tempos. Não apenas devido à crise, que leva ao crescimento desse tipo de negócio, mas também porque existem cada vez mais opções de sites que oferecem os mais variados empregos. Tanto para web designers, jornalistas ou fotógrafos, a opção no mercado tem sido bastante vasta. Hoje vou lhe dar a conhecer o Elance, um site que cresceu bastante durante este ano. Apesar de ainda não estar ao nível do Odesk, tem conseguido aumentar bastante o número de contratações.

O site cresceu mais de 100% relativamente a 2010 e conseguiu um volume de negócios no valor de 500 milhões de dólares. Para perceber um pouco melhor esta realidade, veja algumas declarações de Fabio Rosati, CEO da empresa:

“A economia e o desemprego estão agindo como um catalisador para este gênero de negócios, obrigando muitas pessoas a procurar uma alternativa. O trabalho online, em muitos aspectos, é mais eficiente e mais eficaz que o emprego tradicional. Empresas que usam o modelo de trabalho flexível têm vantagens distintas sobre as empresas que não o fazem. E existem alguns departamentos dentro dessas empresas que têm sempre utilizado um modelo de trabalho flexível em qualquer momentos das suas vidas.”

Como funciona o Elance

Tal como qualquer plataforma de emprego, o Elance obriga-o a fazer um login (pode ser feito através do Facebook) e terá que preencher o seu perfil. Alerto para esta parte, pois pode ser o segredo entre ser contratado ou não. Quando colocar todas as suas informações, seja bastante pormenorizado, colocando todas as ferramentas que souber, as línguas que fala ou qual o seu preço à hora. Depois, basta esperar que alguma empresa o contate ou então pode sugerir os seus trabalhos para projetos que apareçam.

Só para ter uma ideia da grandiosidade deste site, no momento em que estava a escrever este artigo eram mais de 14 mil propostas de trabalho que estavam no ar. É óbvio que nem todas podem se adaptar à sua área, mas para quem dominar o inglês facilmente terá muitas opções. Por exemplo, neste momento existiam propostas como:

  • “Responda a perguntas no Yahoo Answers. Cinco por dia”
  • “10 artigos de 200 palavras para um blog”
  • “Construa uma página de aterragem”

Elance Apps

A meu ver, este é o ponto em que o Elance ganha grande vantagem para a maioria das plataformas do gênero. O site, disponível também em espanhol e francês, conta com vários apps, que ajudam tanto o freelancer como a empresa que contrata. Em termos de produtividade, pode ser uma grande ajuda, visto que tem tudo fornecido pelo site, evitando de ficar procurando ferramentas para organizar o seu trabalho. Vejamos as que o site oferece:

Video Conferencing


Para quem usa o Skype para falar sobre os seus projetos, sabe bem o quanto esta ferramenta pode ser útil. Com o Elance, basta fazer o download e poderá falar com quem lhe contrata e com os outros colegas de projeto de um modo bastante simples, evitando perdas de tempo com chats.

Join.me


O fato de ter que ficar partilhando documentos ou enviar fotografias por email apenas para verificar se está dentro do combinado pode ser uma enorme perda de tempo. Para evitar esses atrasos, o Elance criou o Join.me, uma ferramenta que permite visualizar o ecrã de outra pessoa. De um modo bastante simples, você pode dar autorização para outra pessoa ver o que você está fazendo no seu ambiente de trabalho.

To Do List


Em vez de usar o Evernote, um freela que trabalhe através do Elance pode optar por usar a To Do List do site, que é bastante simples e eficaz. Um dos pontos positivos desta aplicação é que ela avisa quando a data de uma tarefa está próxima de chegar ao fim . Esta opção faz deste To Do List uma mistura entre agenda e um bloco para tomar notas, o que me parece bastante interessante.

Tracker Time


Tal como o InvoiceXpress, o Elance também conta com uma aplicação para você gerir as suas contas. Um pequeno download permite que organize os pagamentos e que envie automaticamente as folhas das suas horas de trabalho para os clientes.

Codesion


Organize os seus projetos, trabalhe em grupo e ainda sincronize esta aplicação como outros softwares como o Basecamp, Rally ou o VersionOne. Para cada utilizador do Elance, estarão disponíveis contas para dois usuários, dois projetos e 2GB de armazenamento.

Elance Blog

O site também conta com um blog e que lhe dá dicas valiosas sobre o que pode fazer para conseguir trabalhos mais facilmente. Conselhos para melhorar a produtividade ou para criar um perfil eficaz são alguns dos temas abordados, num blog que conta com muita informação valiosa. No total, são 170 artigos com conteúdo interessante.

Elance University

Para quem começa no trabalho de freelancer, é normal que não saiba qual a melhor forma de encontrar trabalho de um modo eficaz. Para essas casos, o Elance criou uma “universidade”, na qual inseriu vários vídeos que o ensinam a ser pago a horas, a conseguir controlar o seu tempo ou aconselha novas ferramentas que tenha surgido no mercado. Tudo em uma dezena de vídeos que vale a pena visualizar.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.