Eventos 22/09/2016

Entrevista com Conrado Navarro sobre gestão financeira para Freelas

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todos sabemos o quanto é importante que os freelas façam uma boa gestão financeira dos seus ganhos. Trabalhar por conta própria é sinônimo de saber controlar a entrada e saída de dinheiro, retirar um salário ou utilizar técnicas que o ajudem a receber o dinheiro dos clientes de forma mais rápida. Para o ajudar e dar-lhe dicas preciosas nesta área, trazemos hoje um dos maiores especialistas na área financeira: o experiente Conrado Navarro, um dos fundadores do conceituado site Dinheirama e autor do livro Vamos falar de dinheiro.

Para que consiga tirar o maior proveito dos ensinamentos do Conrado, fizemos a entrevista em formato de podcast, que tem a duração de mais ou menos 20 minutos, mas que certamente irá fazê-lo poupar horas de estudo sobre esta área. Mas antes de ouvir o podcast, deixo aqui alguns dos pontos de destaque que aconteceram durante a conversa, tal como fiz com a entrevista anterior com o freelancer Nelson Martins.

FAÇA UMA PEQUENA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Como sabem, existem meses em que o número de clientes decresce e que consequentemente os seus rendimentos baixam. Mas cabe a si, enquanto freelancer, ter uma reserva que o possa ajudar nesses períodos de menor sucesso. O que o Conrado aconselha é que faça as contas de quanto é que recebe em média por mês. Depois, multiplique esse valor por quatro ou por seis e esse será o valor da sua poupança. Para conseguir fazer isso, a disciplina pessoal é muito importante, visto que não é assim tão simples ter a consciência de que você realmente necessita de ter esse dinheiro colocado de parte. Este hábito impede que você tenha passar por meses em que não tem dinheiro para pagar contas ou que, em último caso, necessite de sair correndo para o mercado de trabalho para conseguir ganhar dinheiro para pagar as suas contas.

entrevistas

TENHA ALGUM DINHEIRO DE PARTE ANTES DE COMEÇAR O NEGÓCIO

Os primeiros meses no mundo do freelancing são bastante complicados. Os clientes são poucos e o dinheiro que entra também é reduzido. Para que você não necessite de abandonar o seu negócio nos primeiros meses, o Conrado Navarro aconselha que você tenha uma pequena reserva antes de iniciar a sua empresa. Seis meses é o mínimo aconselhado por este especialista e o valor máximo deverá ser de 12 meses. Poderá pensar que este é um valor muito alto, mas na verdade se você quiser ser um empreendedor, necessita de começar a aprender sobre planejamento.

Se você ainda está trabalhando por conta de outra pessoa e tem como meta abrir a sua própria empresa, nada melhor do que aproveitar essa período mais tranquilo a nível financeiro para fazer algumas poupanças. Ao pensar na sua marca, você terá sempre de ter uma visão a longo prazo e começar a criar condições financeiras para que ela prospere. Esta poupança também irá permitir que você consiga desenvolver o seu projeto com mais calma. Se você necessita de dinheiro para o dia seguinte, você acabará por aceitar trabalhos que não vão de encontro à sua meta, acabando por prestar serviços de menor qualidade. Por outro lado, se existir um cash flow, você terá maior capacidade de raciocínio para recusar algumas propostas que podem não ser benéficas a longo prazo.

VOCÊ É O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Para o Conrado Navarro, você como empresário necessita de ter a noção que a partir de agora você é o seu próprio negócio. Por isso mesmo, é necessário que você invista em você e em tudo o que o rodeia, seja no seu ambiente de trabalho ou nos seus conhecimentos. Como referiu e muito bem o Conrado, o local onde você trabalha tem uma especial importância no seu projeto. Devido a isso, invista num espaço confortável, com uma cadeira que evite lesões e em computadores que lhe dêem uma boa velocidade de trabalho. Observe a sua receita e guarde 20 a 30% para investir no seu negócio. Isso irá gerar uma maior número de clientes e um ambiente mais motivador para você produzir. Quando esse investimento terminar, visto que não estará para sempre melhorando o seu ambiente de trabalho, já terá um conjunto de condições que irão permitir com que faça um trabalho melhor. E um trabalho melhor gera, na maioria dos casos, mais clientes.

PROCEDIMENTOS LEGAIS PARA TRABALHAR COMO FREELA

Como o Conrado explicou, existem duas formas de você trabalhar de forma legalizada no Brasil enquanto freelancer. A primeira é ir à sua Prefeitura Local e emitir uma nota com a prestação do serviço, entregando depois à própria empresa o recibo com a realização do serviço. A outra é você, como freela, criar uma empresa e gerar uma nota fiscal de prestação desse serviço. Neste último caso, estará associado aos impostos Simples, que é uma maneira criada pelo Estado brasileiro para que os pequenos empresários possam pagar os seus impostos de uma forma facilitada. Nesta última opção, você poderá ainda optar por atuar como Micro Empreendedor Individual, que é uma modalidade que o Governo criou para empresas que faturem até 36 mil reais por ano.

NÃO MISTURAR AS CONTAS DA EMPRESA COM AS CONTAS PESSOAIS

Tirar dinheiro do caixa da empresa para utilizar para a sua vida pessoal é um dos erros mais comuns, como explicou Conrado Navarro. Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é definir um salário para si e deixar de parte o que a sua empresa lucrar. No entanto, mantenha essa meta durante muitos e muitos anos. Digo isto porque é muito comum os freelas começarem com esta noção nos primeiros meses, mas com o passar do tempo começarem a misturar o dinheiro pessoal com o da empresa.

Espero que tenha gostado da entrevista e que tenha sido de grande utilidade para a sua gestão financeira. Se tiver algum dúvida para retirar com o Conrado, deixe um comentário neste artigo ou então fale com ele no Twitter, através deste link.

DOWNLOAD DO PODCAST!

Disponibilizamos aqui no final do artigo, o Podcast que você poderá baixar, clicando com o botão direito do mouse e fazendo “Guardar Link Como…” ou “Guardar Como…” para baixar o MP3 do Podcast e ouvir onde você bem desejar. Com uma duração de pouco mais de 20 minutos, este podcast oferece excelentes dicas e estratégias para quem deseja tirar o máximo partido das suas finanças pessoais!

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.