Marketing Digital 22/09/2016

7 Estratégias para lidar com comentários negativos ao seu trabalho

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Qualquer profissional detesta receber comentários negativos. Eles desmoralizam-nos, deixam-nos com menos vontade de trabalhar. Mas num mundo em que todo o nosso trabalho está exposto, receber críticas menos positivas é algo cada vez mais comum. E por esse motivo, é importante aprender a lidar com elas o quanto antes.

Confesso que, numa fase inicial, receber críticas era algo que me deixava angustiado. Até podia receber vários elogios durante o dia, mas quando um comentários negativo chegava, era o suficiente para me deixar sem vontade de trabalhar.

Felizmente, hoje em dia aprendi a lidar com isso. Lido com alguma facilidade até. Mas para isso precisei de começar a seguir alguns princípios. E é sobre eles que vou falar neste artigo. Vamos lá:

1. Comentários negativos são um bom sinal

Inicialmente, quando recebia um comentário negativo, eu tentava compreender o motivo desse comentário.

Porque é que essa pessoa disse aquilo?

Será que o que eu disse foi tão grave assim?

Será que o problema está em mim? Não serei bom o suficiente naquilo que eu faço?

Atualmente, nem tento compreender. Em primeiro lugar, porque sei que eles são uma consequência do crescimento. Quanto mais alguém cresce, mais elogios e críticas recebe. Tudo é proporcional. Então encare isso como algo normal.

Por outro lado, receber comentários negativos são um claro sinal de que você não está agradando todo mundo. E isso é ótimo! Na era da internet, tentar agradar às massas é sinônimo de…insucesso.

Enquanto que na era industrial agradar a um maior número de pessoas era um objetivo comum, na era da internet você tem que criar a sua tribo, tem que conquistar aquele pequeno grupo de pessoas que realmente são apaixonadas pelo seu trabalho. E ao segmentar os seus seguidores, você automaticamente gera pessoas que não gostam do seu trabalho.

Nota: se quiser saber mais sobre as diferenças entre a era industrial e a era da internet, leia o livro A ilusão de Ícaro, do Seth Godin.

2. Leia, respire fundo e responda no dia seguinte

Se você tive que responder a esse comentário negativo, faça isso no dia seguinte. Responder no momento em que você lê o comentário, só vai fazer com que se precipite na sua resposta. Geralmente espero sempre pelo próximo dia. Uma noite de sono acaba acalmando a mente e dando maior lucidez na hora da resposta. Obviamente, este tipo de estratégia não pode ser utilizada se estivermos falando de uma palestra ao vivo.

3. Troque ideias com outras pessoas

Se você estiver com dúvidas sobre se o comentário negativo é realmente tão importante assim, troque algumas ideias com outras pessoas. Pergunte para elas se o comentário tem algum fundamento ou se elas concordam com o ponto de vista de quem criticou o seu trabalho. Outras pessoas vão dar uma visão diferente sobre a situação.

4. Pense em todos os comentários positivos que já recebeu

Outro dos exercício que costumo praticar na hora de lidar com críticas é o de pensar em todos os comentários positivos que recebo.

Até porque, a partir do momento que me foco em quem não gosta do meu trabalho, esotu a retirar o foco daqueles que realmente gostam daquilo que eu faço! Certo?

5. De quem veio o comentário negativo?

Outro ponto que você tem que analisar é de quem veio o comentário negativo. Será que foi de alguém que realmente tem alguma credibilidade para criticar o seu trabalho? Ou será de alguém que passa a vida criticando todas as outras pessoas apenas porque é um hábito dele?

criticas no trabalho

6. A crítica foi construtiva?

Existem dois tipos de críticas: as construtivas e as depreciativas. Eu valorizo muito as primeiras e ignoro as segundas. Se a pessoa que está criticando tem realmente o intuito de apontar pontos negativos mas ao mesmo tempo de te ajudar, perfeito. Essa pessoa merece o seu respeito.

Mas se ela, por outro lado, tem apenas como objetivo denegrir aquilo que você está fazendo, não considere esse comentário como algo tão relevante assim. Afinal de contas, ela pode estar apenas descarregando alguma frustração em cima de você.

7. Responda argumentando

Por vezes, você tem que responder às pessoas. Ignorar é uma estratégia interessante, mas nem sempre ela resulta. Em alguns casos, você tem que mostrar que também pode opinar sobre os comentários dos outros. Mas quando fizer isso, argumente. Não responda com o coração, mas sim com a lógica. Mas faça isso seguindo o ponto número 2: pare, pense e só depois responda.

Conclusão

Sempre que você receber uma crítica, leia este texto. Tenho a certeza que ele vai ser um bom guia para lidar melhor com esse tipo de situação.

Mas atenção: alguns comentários negativos podem ter algum fundamento. Então olhe para eles sempre de forma crítica para perceber se, afinal de contas, ele são um sinal de que necessita de melhorar em algo.

E você, como lida com as críticas? Tem mais algum tipo de estratégia?

Abraço,
Luciano Larrossa

Imagem cedida pelo banco de imagens Shutterstock
Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.