Marketing Digital 22/09/2016

Os 12 melhores sites do mundo para vender as suas fotografias

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Qualquer freelancer necessita de diversificar as suas fontes de rendimento de forma a conseguir equilibrar o seu orçamento mensal. Como o leitor sabe, um profissional independente precisa de conseguir gerar o seu próprio dinheiro, visto que não está “protegido” por um salário ao final do mês. Um das áreas mais difíceis de rentabilizar no mundo do freelancing é a dos fotógrafos. Não só pela facilidade com que uma fotografia pode ser “roubada” do seu autor e utilizada por outro, mas também pelo baixo valor que uma fotografia tem no mercado, sendo necessário vencer vários exemplares para conseguir acumular valores consideráveis.

Por isso, hoje decidi fazer uma compilação dos 12 melhores sites para você conseguir vender as suas fotografias. Se você é um apaixonado por esta área, aconselho ainda que dê uma pequena leitura em alguns dos nossos artigos dedicados a todos os fotógrafos freelancers:

1. ISTOCKPHOTO

Com mais de 3.5 milhões de fotos no seu site, o iStockphoto é dos melhores sites a nível mundial da área. Paga habitualmente de 20 a 40% de comissões, mas esse percentual pode aumentar se você trabalhar de forma exclusiva com eles. Além de fotos, conta também com videos, ilustrações, flash e audio.

O negócio começou em 2000, quando Bruce Livingstone pensou em entrar no comércio tradicional de venda de fotografias. Ele já estava pronto para começar o seu investimento, com várias caixas de CD’s repletas de imagens. Contudo, alguns problemas de marketing fizeram recuar na ideia. Do nada, Livingstone pensou em apostar no negócio on-line e transferiu todas as fotografias para o seu site. A página começou a ter tanto sucesso que vários webdesigners começaram a baixar e a carregar imagens.

Quando as contas mensais da largura de banda chegaram aos 10 mil dólares, o empresário perguntou aos seus clientes se eles estariam dispostos a pagar por fotografias. Em 2002, o iStockphoto começou a vender créditos. “Fizemos a democratização do sector”, celebrou Livingstone em declarações ao próprio site.

2. BIGSTOCKPHOTO

Este site é, a par do anterior, dos mais pesquisados, pagando 30% por cada download de imagem. Apesar de fazer o upload de 2.000 mil fotografias por dia, a página consta com uma lista de fotografias que mais precisa, de modo a aumentar as suas chances de conseguir vendas. Para saber quais são, clique aqui.

O BigStockPhoto foi criado em 2004, na Califórnia, e teve um crescimento exponencial nos seus primeiros anos, assumido-se como um dos melhores sites da categoria.

3. DREAMSTIME

É outro dos sites que melhor paga no mercado. O Dreamstime paga de 35 cêntimos a 8,40 dólares por cada fotografia. A página conta com 3,6 milhões de fotos provenientes de 44 mil fotógrafos. Além de imagens, o site também tem uma parte dedicada a ilustrações. Outra das suas vantagens é que tem um site completamente em português.

Fundado em 2000, o Dreamstime tem estado em constantes atualizações no seu visual. O seu desenvolvimento demorou um pouco mais que o dos seus concorrentes, mas com o passar dos anos tornou-se um dos sites relacionados com fotografia mais visitados do mundo. Em 2011, a página possuía 11 milhões de visitantes mensais únicos e ocupava o 3º lugar na oferta de fotografia de stock e licenciamento mundial de imagens.

4. SHUTTERSTOCK

Tal como no exemplo anterior, o Shutterstock também conta com um site completamente em português. Esta empresa continha, em 2011, mais de 15 milhões de imagens livres e 275 mil disponíveis apenas para subscritores.

O Shutterstock foi fundado em 2003, por Jon Oringer. O empresário começou por fazer o upload de 30 mil fotos que tinha em sua posse e que ficaram apenas disponíveis para subscritores. Em 2006, o site permitiu que algumas fotografias começassem a ser utilizadas de forma gratuita.

5. THINKSTOCK

O Thinkstock funciona como um agregador de sites, podendo o utilizador baixar imagens, vectores e ilustrações do Getty Images, da IStockphoto e do Jupiterimages. A subscrição neste site permite que faça o download de até 25 imagens por dia. Depois de baixar a imagem, poderá utilizá-la nos seus projetos quantas vezes quiser.

6. 123 ROYALTY FREE

Este site começou o seu trabalho em 2005, com mais de 10 milhões de fotografias e vetores cedidos por 60 mil fotógrafos. Em 2010, o 123 Royalty Free mudou completamente o seu design e deu mais uma opção a todos os seus usuários: a de poderem usufruir da plataforma através do Iphone ou Ipod.

Tal como na maioria dos sites, o 123 Royalty Free pode ser utilizado através da compra de créditos ou subscrições. As imagens custam entre 1 e 170 créditos, dependendo do tamanho e da qualidade da mesma. Os fotógrafos que quiserem participar na plataforma poderão fazê-lo, bastando para isso que enviem as fotos para a sua conta. No entanto, elas são sempre verificadas pelos funcionários da empresa, para que o site tenha a certeza de que os profissionais cumprem os padrões de exigência do 123 Royalty Free.

7. CANSTOCKPHOTO

Com um design bastante simples, o CanStockPhoto oferece uma quantidade enorme de fotografias. Além disso, trabalha em português, tornando a gestão da sua conta mais fácil do que a maioria dos sites. Dentro da comunidade deste site estão mais de 6 mil fotógrafos. Outro dos seus pontos fortes é a facilidade com o upload das imagens é feito. Enquanto fotógrafo freelancer, a produtividade é algo importante e com o CanStockPhoto você ganhará minutos preciosos no seu dia-a-dia.

8. FOTOLIA

Com 16 milhões de imagens, videos e vetores, o Fotolia destaca-se pela sua exigência nas imagens. A sua equipe é conhecida analisar todas as imagens enviadas pelos fotógrafos ao pormenor. Contudo, é dos sites que mais bem paga aos seus fotógrafos, dando 33 a 64% das vendas conseguidas por estes profissionais. O Fotolia está presente em 11 idiomas (incluindo o português) e em 15 países.

9. SHUTTERPOINT

De todos os sites, é o que apresenta o design menos agradável e mais antigo. No entanto, contêm valores interessantes para os fotógrafos, pagando entre 70 a 85% do valor das vendas. O ShutterPoint conta ainda com uma página que indica-lhe o que está a ser vendido no momento, o que pode dar uma boa orientação para saber o que deve tentar comercializar no site. Para ter acesso a essa página clique aqui.

10. PHOTOSTOCKPLUS

O PhotoStockPlus destaca-se pelo seu painel de estatísticas avançado, que permite ao utilizador perceber o que necessita de melhorar nas suas fotografias ou nas descrições das mesmas. Esta opção torna a sua exposição mais eficaz e ajuda-o a perceber mais facilmente os seus clientes. O PhotoStockPlus paga no mínimo 85% da comissão e são os próprios fotógrafos a definir os preços.

11. CRESTOCK

As primeiras vezes que vender fotografias no CreStock é normal que sinta-se um pouco “injustiçado”, visto que o site paga apenas 20% da comissão nas primeiras 100 vendas. Contudo, essa comissão sobe para 30% quando ultrapassar esse valor, tornando o site mais apetecível. Outro dos seus pontos fortes é que o CreStock fornece uma página na qual você pode ver as melhores fotos que já apareceram no site e também as piores, tornando mais fácil identificar o que site considera como um “bom trabalho” e o que, para eles, não tem valor no mercado.

12. VEER

O design desde site é algo fenomenal. De uma forma bastante simples, você encontra as mais variadas fotos. O Veer é mais dedicado a profissionais criativos e que gostem de transmitir uma imagem mais inovadora às suas fotografias. Para comprar as suas fotografias, terá sempre três opções de pagamento: subscrição, compra de créditos ou utilização do cartão de crédito. Tem boas possibilidades de crescer no mercado.

Como pode verificar, existem inúmeras opções na hora de vender as suas fotos. Alguns sites primam pelas boas comissões enquanto outros garantem maior visibilidade aos seus utilizadores. É tudo uma questão de ver o que melhor adequa-se aos seus objetivos enquanto fotógrafo freelancer. Cabe a si, experimentar todos eles e verificar qual o melhor. Em todos eles, a inscrição é gratuita.

E você, que site utiliza para vender fotografias? Já conhecia todos estes?

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.