Instagram 22/09/2016

Tutorial: Como criar públicos personalizados usando o Instagram

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Criar públicos personalizados e usá-los para segmentar seus anúncios é uma das formas mais eficazes de gerar resultados com anúncios de Facebook. Até agora, o Facebook permitia que criasse públicos com base nas visitas do seu site, arquivos de clientes, interações em vídeos, formulários de cadastro, Canvas ou interações na própria página do Facebook. Mas há alguns dias o Facebook incluiu a possibilidade de usar também os dados do Instagram para segmentar o seu público.

Vejamos em que consiste esta novidade..

Confira se já está disponível para você

Tal como qualquer novidade no Facebook, esta possibilidade de segmentação usando a conta do Instagram pode ainda não estar disponível para todas as contas. Para ter a certeza que já está disponível para você, precisa entrar no seu gerenciador de anúncios e depois clicar em públicos.

publicos_personalizados Instagram_passo_1

Depois, selecione a opção Público Personalizado:

publicos_personalizados Instagram_passo_2

De seguida verá que no menu envolvimento existe a opção envolvimento com um aviso de Update:

publicos_personalizados Instagram_passo_3

Repare como existem alguns avisos e o logo do Instagram foram adicionados:

publicos_personalizados Instagram_passo_4

Um detalhe: repare que não opção de formulário de cadastros, o Facebook tem um aviso que os dados apenas vão ser coletados a partir de junho de 2017:

publico_personalizado_formulário_instagram

Ou seja, se selecionar esta opção, ele apenas vai usar os dados que você conseguiu colecionar desde junho deste ano.

Leia também: Como usar o Facebook Messenger para negócios

O que esperar da opção de segmentar por interação no Instagram

Na minha opinião, a parte mais interessante desta novidade está relacionada com a possibilidade de segmentar com base na interação que acontece no seu Instagram. Vejamos as opções disponíveis:

  • Todas as pessoas que se envolveram no seu negócio: são todos as pessoas que de alguma forma de envolveram com seus posts no Instagram. Envolver significa interagir com posts ou apenas visitar o seu perfil.
  • Qualquer pessoas que visitou o seu perfil comercial: Qualquer pessoa que tenha visitado o seu perfil
  • Pessoas que se envolveram em qualquer publicação ou anúncio: Inclui pessoas que tenham curtido, comentado, salvo seu post, deslizado no carrossel, compartilhado por mensagem privada ou clicado no botão de chamada para a ação.
  • Pessoas que enviaram mensagem: Tal como o próprio nome indica, pessoas que tenham enviado uma mensagem para o seu perfil no Instagram.
  • Pessoas que salvaram qualquer publicação: Inclui pessoas que salvaram uma publicação ou anúncio do seu negócio.

Outra parte interessante é que pode segmentar o seu público usando duas ou mais ações. Se quiser, por exemplo, anunciar apenas para usuários que tenham visitado o seu perfil OU que tenham enviado mensagem, basta clicar na opção Incluir Mais que logo abaixo vai aparecer a segunda opção. Veja como fica na prática:

incluir_mais_publicos_personalizados_instagram

Se quiser excluir, o processo é o mesmo. Imagine que quer anunciar para quem visitou o seu perfil comercial mas que excluir aqueles que enviaram mensagem. Basta selecionar a opção Excluir e depois selecionar o que pretende excluir. Veja como fica abaixo:

excluir_pessoas_publico_personalizado_instagram

Tal como na opção dos formulários, é importante alertar que estes dados só começaram a ser coletados a partir de junho deste ano.

E se estas opções não apareceram para você?

Vale realçar que, para que estas opções apareçam para você, é necessário que tenha um perfil Comercial no Instagram! Se não tiver, basta ir à sua conta de Instagram no celular e seguir este tutorial do próprio Facebook. É bem simples de ser feito e é algo praticamente obrigatório para trabalhar com o Instagram de forma profissional nos dias atuais.

Conclusão

Se você usa anúncios no Facebook e trabalha a sua conta no Instagram, esta é sem dúvida alguma uma funcionalidade que deve explorar bastante. Anúncios com base em alguma interação anterior convertem até 70% mais do que se você fizer alguma segmentação para o público frio. Resta saber é quando o Facebook disponibilizará a possibilidade de anunciarmos para os nossos seguidores do Instagram. Aguardemos 🙂

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.