Facebook Avançado 22/09/2016

Transmissões ao vivo no Facebook pelo navegador vs Software

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Após muito tempo, o Facebook finalmente passou a permitir as transmissões ao vivo no computador, diretamente do browser web. Comentei sobre o assunto nesse texto, onde também ensinei como fazer as lives no Facebook sem utilizar aplicativos externos. Uma das perguntas que mais recebi nessa semana que se passou foi se a qualidade da live pelo navegador era melhor que a dos aplicativos. Por isso, escrevi esse texto para elucidar os motivos pelos quais as transmissões ao vivo no Facebook por software ainda são melhores que as feitas no navegador.

Saiba também3 formas de republicar seu conteúdo do Instagram no Facebook!

1. Convites

Realizando as lives no PC através de um aplicativo externo te permite convidar outras pessoas para participar da live junto consigo, sem necessitar de presença física, como fiz nessa live com perguntas e respostas sobre Facebook Marketing. Já no navegador, ainda não é possível estabelecer uma chamada e dividir a participação na transmissão ao vivo. Ou seja, para que outra pessoa possa participar de sua live transmitida pelo navegador, ela precisará estar em seu escritório.

transmissoes-ao-vivo-navegador-software-convites

2. Edição de imagens

No momento atual, as transmissões ao vivo no Facebook para navegador não permitem a inclusão de nenhum material de imagem durante as lives, como o logo de sua empresa, por exemplo. Já as feitas através de um software externo permitem a inserção de suas próprias logos, molduras além de realizar outros tipos de edições como modificar a posição da tela.

Com isso, realizar as lives através de um aplicativo externo permitirá que tenha um aspecto mais profissional do que fazê-lo pelo browser. Um exemplo disso foi na live que fiz para anunciar meu aplicativo – disponível para Android e iPhone -, no qual foi primordial que a logo estivesse inserida para que pudessem a reconhecer ao acessar a página do aplicativos nas lojas de apps da Apple e Google.

transmissoes-ao-vivo-navegador-software-logo

3. Compartilhar tela do computador

No momento, as funções das lives nativas do Facebook são bastante limitadas, ficando restritas apenas à câmera e o interlocutor. Por outro lado, os softwares externos permitem uma série de outras funcionalidades, entre elas o compartilhamento de tela, útil para quem deseja dar aulas online ou webinários.

Ou seja, mostrando a tela do seu PC, é possível transmitir diversos tipos de tutoriais, ao mesmo tempo que pode tirar dúvidas e responder questões diretamente. Eu mesmo já utilizei essa função, quando mostrei em minha fanpage como fazer enquetes ao vivo no próprio Facebook.

transmissoes-ao-vivo-navegador-software-enquete

4. Usar vídeos gravados

Especialmente útil para quem já trabalha com vídeo, através de apps externos se torna possível exibi-los durante sua transmissão. Com isso, você pode utilizar conteúdo publicado como referência para continuar um determinado assunto de onde parou, por exemplo. Ou seja, não será necessário repetir o conteúdo novamente e, além disso, ainda pode sobrepor o vídeo gravado fazendo novos comentários. No meu caso, utilizei essa ferramenta para transmitir a gravação de minha palestra no Santos Digital Day, que aconteceu no ano passado.

transmissoes-ao-vivo-navegador-software-gravacao

5. Agendamento da live

As transmissões ao vivo nativas do Facebook ainda são muito cruas e limitadas, faltando até mesmo algumas funções básicas como o agendamento da live. Agendar uma transmissão é uma das melhores maneiras de ter mais pessoas o assistindo, já que poderá anunciá-las com antecedência em sua página.

Com isso, os participantes ficam em uma espécie de sala de espera durante alguns minutos antes da transmissão começar, fazendo com que já inicie o vídeo com espectadores. Em minha transmissão com perguntas e respostas sobre Facebook Marketing, usei o agendamento para encorajar os seguidores da página a deixar questões a serem respondidas durante a transmissão.

transmissoes-ao-vivo-navegador-software-agendamento

6. Mudança de cenas

Nas lives realizadas pelo browser não é possível mudar as cenas, obrigando-o a ficar no mesmo cenário ininterruptamente. Já os aplicativos externos para transmissão no PC ou Mac já conta com a possibilidade de mudar as cenas.

Com isso, a transmissão corre menos risco de se tornar enfadonha para quem está assistindo. Isso significa, por exemplo, que ao trocar de assunto durante uma live, a mudança de cenário auxilia a deixar seus seguidores atentos para a mudança. Além das trocas, também é possível combinar as cenas da maneira que desejar. Confira no vídeo abaixo como eu uso a mudança de cenas com esse objetivo:

7. Escolha de câmeras

Por padrão, o Facebook no navegador utiliza a câmera de seu notebook ou webcam de seu desktop para a realização das lives nativas. Em outros aplicativos externos, essa não precisa ser necessariamente a regra, podendo escolher a câmera de sua preferência para as transmissões ao vivo. Uma solução ideal para quem já está trabalhando com vídeos e possui equipamento de gravação melhor para falar com seus seguidores através das lives.

Leia também: 15 dicas para criação de conteúdo em vídeo para suas redes sociais

Para já, permaneça realizando suas lives por softwares externos

Ainda muito limitado, realizar transmissões ao vivo no Facebook pelo PC ou Mac diretamente do navegador ainda possui pouca serventia, podendo ser usada para lives inesperadas para comentar sobre alguma notícia, por exemplo. É possível que o Facebook implemente algumas das funções que mencionei nesse texto em um futuro próximo. Para conhecer mais sobre como fazer lives no Facebook para alavancar sua marca, não deixe de conferir meu treinamento de transmissões ao vivo.

Já testou fazer uma live diretamente pelo Facebook? O que achou de sua qualidade e qual função mais faz falta em relação ao que aplicativos externos oferecem? Dê sua opinião e vamos discutir sobre o assunto logo abaixo na seção de comentários.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.