Facebook para iniciantes 22/09/2016

Estatísticas dos grupos de Facebook: tudo o que precisa saber!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A inclusão de estatísticas nos grupos de Facebook foi uma novidade recebida com muito entusiasmo por administradores destas comunidades virtuais. Anteriormente, essas métricas deveriam ser observadas “de olho”, ou seja, sem que o Facebook revelasse muitas informações além do número de pessoas pertencentes ao grupo. Com a atualização que está disponível em alguns outros (outros vão ter que esperar um pouco mais), será possível acompanhar dados como número de novos membros e número de curtidas e comentários gerais na publicação, entre outros.

Confira abaixo como as estatísticas dos grupos de Facebook funcionarão.

Como usar as novas estatísticas dos grupos de Facebook

1 – Acesse um grupo de Facebook que administre e toque em Informações do Grupo;

2 – A primeira métrica mostrada pela ferramenta será o número de novos membros adicionados ao grupo, assim como a quantidade de publicações, comentários e reações e os membros que mais interagem no grupo;

estatisticas_grupos_facebook

3 – Cada uma das métricas citadas acima podem ser visualizadas com maior detalhe. Para saber mais sobre o crescimento de seu grupo, clique em Mais detalhes do crescimento:

4 – Nessa tela, poderá acompanhar o crescimento do número de membros em seu grupo através de um gráfico. Abaixo dele, poderá verificar quantas solicitações de entrada foram aprovadas, rejeitadas, bloqueadas e quais ainda estão pendentes;

5 – Ao retornar para a tela principal, clique em Mais Detalhes de envolvimento para saber mais sobre as publicações feitas em seu grupo;

6 – Nessa tela, poderá verificar o crescimento ou queda no número de publicações, reações e comentários feitos no grupo. Também é possível visualizar todas as informações de uma vez só, bastando clicar na opção correspondente na barra superior, como poderá ver na imagem abaixo.

7 – A parte final da tela de engajamento mostra o ranking de publicações com maior número de interações do seu grupo, mostrando qual tipo de conteúdo mais faz com que os membros se interessem;

8 – Retornando à página inicial de estatísticas dos grupos de Facebook, toque em Mais detalhes dos membros;

9 – A primeira informação dessa página traz o ranking dos membros que mais contribuem para o grupo, assim como a proporção de idade e gênero dos participantes.

Veja também:

Se quiser como fica no celular, veja este vídeo que gravei para o meu canal do Youtube:

Por que as estatísticas dos grupo de Facebook são importantes?

Apesar dos grupos parecerem apenas uma reunião despretensiosa de pessoas acerca de um assunto, utilizá-los é uma maneira de manter uma comunidade acerca do seu produto, seja ele qual for. É por causa disso que as métricas estão sendo implantadas em primeiro lugar, já que auxiliam a aumentar o engajamento do público com suas publicações e os mantém falando sobre sua marca.

Além disso, o próprio Facebook já assumiu que a sua missão já não é apenas conectar pessoas, mas sim criar comunidades. Serão estas estatísticas suficientes para essa mudança? É isso que iremos ver nos próximos dias!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.