Uma das grandes vantagens de trabalhar como freelancer é a liberdade. O profissional pode estar trabalhando onde quiser (em grande parte dos casos) que não terá grandes impedimentos na sua rotina. É claro que para manter a produtividade é importante ter uma rotina e conseguir adaptar-se a um ambiente de trabalho diferente. No entanto, acredito que passado alguns dias seja fácil adaptar-se ao novo estilo de vida e o freela conseguirá manter os níveis de produtividade que tinha quando trabalhava em casa. No entanto, porque razão grande parte dos profissionais autônomos não aproveitam mais o seu tempo livre para viajar? Essa é uma resposta bastante pessoal, que poderá ser explicada por um conjunto de fatores.
Em primeiro lugar, perde-se muito tempo com viagens e para os freelancers o tempo é um recurso escasso. Por outro lado, o profissional têm receio de sair do seu ambiente de trabalho habitual. No entanto, existe um fator que é superior a todos estes: a questão financeira. Como sabe, não é propriamente barato o dinheiro que uma pessoa gasta durante a viagem. São os almoços e jantares fora, as despesas com hotel ou com transporte pelo país que tornam o ato de viajar tão dispendioso. No entanto, hoje vou dar a conhecer um site que tem ajudado a manter os meus custos de viagem mais baratos. Estou a falar do Airbnb. Este site tem um princípio muito básico: pessoas que tenham casas, quartos ou até navios para alugar, podem colocar esse espaço à disposição por um determinado preço. A partir daí, o viajante e a pessoa entram em contato para acertarem pormenores e iniciarem o aluguel do espaço.
COMO FUNCIONA
Neste momento, você estar perguntando a si mesmo: É seguro? Quanto custa? Nas linhas seguintes vamos responder a estas e mais algumas questões que você tenha. Se ficar com dúvidas, tome a liberdade de deixar um comentário mais abaixo. Em primeiro lugar, você necessita de fazer a sua inscrição (poderá fazê-lo através deste link). Você poderá fazê-lo de duas formas: através do login do Facebook ou por um login normal, onde dará apenas alguns dados. Depois, chegou a hora de preencher o seu perfil. Tenha o cuidado de preencher todas as informações, quer você seja um viajante ou esteja pensando em alugar o seu espaço. Quanto mais completa for a sua informação, melhor será a sua interação com as pessoas do site. Insira a sua fotografia, faça a ligação com as redes sociais, faça um pequeno resumo de si mesmo, entre outras coisas. Repito: quanto mais completa estiver a sua informação, melhor. É importante que você também deixe o número do celular, pois existem muitas pessoas que gostam de entrar em contato consigo através do seu número particular.
Depois de criar a conta de usuário, chegou o momento de escolher o local para onde vai viajar. Você pode fazer essa pesquisa por países, cidades ou mesmo por gênero de casas. Tudo depende de si e dos seus desejos. Para fazê-lo, você apenas precisa de verificar o preço, escolher a data e enviar o pedido. Atenção que a partir do momento que você envia o pedido e que a outra pessoa aceita, é muito difícil alterar a situação. Vejamos alguns aspetos que você deve analisar antes de escolher a casa:
- Veja as recomendações das pessoas: Para tornar-se um local mais seguro, o Airbnb conta com um sistema de referência. Quanto melhores forem as referências dessa pessoa, mais seguro você pode estar da sua compra.
- Analise o que está disponível: Por vezes, aparecem imagens de casas enormes, mas você apenas tem direito ao quarto. Isso não quer dizer que você não possa usufruir da sala ou da cozinha, mas não se esqueça que o local que você alugou o quarto. Se tiver dúvidas nesse aspeto, troque mensagens privadas com o dono do espaço.
- Leia a descrição: A descrição é muito importante e diz muito da pessoa. Ela também pode contar dados importantes como por exemplo se existem animais na casa ou se você pode utilizar a cozinha. Preste atenção a este ponto.
- Analise as comodidades: Além da descrição, você também deve prestar atenção às comodidades, que revelam alguns pontos interessantes como por exemplo se existe Wi-Fi, se é permitido fumar ou se existe televisão.
Se quiser, antes de fazer o pedido poderá falar com o dono do espaço, para trocar algumas ideias. É importante que o faça, até para prevenir imprevistos como a distância entre o aeroporto e a casa ou se pode levar o seu animal de estimação, por exemplo.
VANTAGENS AO UTILIZAR O AIRBNB
De fato, existem inúmeras vantagens em utilizar este site. Uma delas é, sem dúvida, a poupança que consegue não apenas em termos de dormida, mas também no que toca a despesas de alimentação. Em grande parte das casas você pode cozinhar, o que permite poupar muito dinheiro. Outro ponto positivo é o fato de você poder utilizar Wi-Fi em casa, evitando aquela pesquisa por um café Wi-Fi para trabalhar. Por último (e um dos mais importantes) é a relação que você cria com as pessoas. Esqueça aquele ambiente frio de um hotel. Com o Airbnb, você pode interagir com os donos da casa, conhecer um pouco mais sobre a cultura deles ou quem sabe aprender outra língua de uma forma mais produtiva. Como é óbvio, cada caso é um caso e existem donos de espaços que nem sequer pretendem interagir com os seus hóspedes. Mas cabe a si, enquanto viajante, pesquisar o máximo de informação sobre ele.
A MINHA EXPERIÊNCIA COM O AIRBNB
Apesar de ter utilizado apenas uma vez enquanto viajante, já arrendei um quarto da minha casa bastantes vezes e posso dizer que é a experiência é fantástica. Além de poder ganhar algum dinheiro extra, também tive oportunidade de conhecer outras pessoas, com as quais ainda hoje troco alguns emails e mensagens no Facebook. Até ao momento, talvez por sorte, ainda não tive qualquer problema com as pessoas que dormiram em minha casa. No entanto, acho que um dos segredos é deixar as regras bem definidas: até que horas podem ficar acordados, onde podem jantar ou se podem fumar dentro de casa, por exemplo. No Airbnb a precaução é a sua melhor aliada, quer você seja um viajante ou esteja arrendando o seu espaço.
No que toca ao funcionamento do site em si, o Airbnb até ao momento não tem trazido qualquer problema. Eles são rápidos a responder aos emails (por norma demoram menos de 24 horas) e o pagamento é feito no dia seguinte ao hóspede fazer o check-in. O site fica apenas com 3% da sua comissão, o que é muito pouco se tivermos em conta o número de oportunidades que o Airbnb proporciona. Você também poderá manter-se atualizado, utilizando do o aplicativo do Airbnb para o Iphone. Se você trabalha como freelancer e pretende viajar, aconselho vivamente que considere utilizar o Airbnb. Visite o site clicando neste link!
Abraços!