De uma maneira bastante veloz, o conteúdo em vídeo tomou o mundo de assalto. Começando apenas no YouTube, agora a criação deste tipo de conteúdo se estendeu a todas as redes sociais, com algumas delas, inclusive, permitindo que transmita vídeos ao vivo. Até há poucos anos, esse tipo de conteúdo ao vivo só poderia ser reproduzido pela TV, mas atualmente está ao alcance de qualquer um com um smartphone e uma conta no Facebook, Instagram, Snapchat, entre outros.
Eu não poderia ficar de fora dessa e atualmente publico regularmente vídeos sobre o meu trabalho em meus perfis no Instagram e Facebook, por exemplo. Mas para quem ainda não começou e está com dificuldades de gerar ideias para criação de conteúdo em vídeo para suas redes sociais, listei 15 dicas de tipos de conteúdo que pode publicar, de acordo com as mídias sociais de sua preferência.
Criação de conteúdo em vídeo no Facebook
Mesmo com a ascensão dos vídeos do Snapchat – cujo modelo ganhou um concorrente com a chegada do Instagram Stories -, o Facebook ainda é a melhor rede para conteúdo em vídeo nas redes sociais. Com a chegada das transmissões ao vivo e a preferência atual para exibição deste tipo de conteúdo, publicar conteúdo em vídeo no Facebook se torna um ponto de partida obrigatório. Mas para isso aconselho que siga alguns destes passos:
1 – Pense em criar um conteúdo altamente compartilhável. Identifique os fatores que o fazem querer compartilhar um vídeo e crie o conteúdo de acordo. Geralmente, histórias geram um excelente engajamento com a sua audiência. Neste vídeo, que mostro abaixo, confira como falei um pouco sobre a minha história e como isso gerou um grande número de comentários:
2 – Adicione legendas aos seus vídeos! Por padrão, o Facebook inicia os vídeos sem som, então é primordial que os elementos visuais do vídeo chamem a atenção. Falei sobre as legendas nos vídeos do Facebook de maneira mais detalhada neste post.
3 – Os primeiros três segundos são os mais importantes. O Facebook só conta seu vídeo como visualizado após esse tempo. Além disso, é muito fácil a sua audiência saltar de um vídeo para o outro rapidamente. Se você não prender eles nos primeiros segundos, é muito provável que isso aconteça.
4 – Filme seus vídeos em alta resolução, com 720p ou 1080p e os exporte na mesma resolução de filmagem. Não fazê-lo resulta em uma qualidade reduzida, se tornando menos atraente para o visitante.
5 – Crie um título convidativo para que os usuários deem play em seu vídeo. Existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a escolher um título mais chamativo. Uma delas é procurar dentro do Youtube, por exemplo, por videos com temas semelhantes ao seu. Quais títulos os vídeos mais visualizados usaram? Que palavras-chave eles estão usando? Outra dica é usar o Gerador de Títulos da Rock Content, por exemplo. Com este Gerador de Títulos você coloca as palavras-chave que pretende usar e ele sugere títulos para você.
Leia também: Transmissões ao Vivo no Facebook: O Guia Completo
Criação de conteúdo em vídeo no Snapchat
O Snapchat pode ser classificado como a rede social “do momento”. Seus vídeos são de formato curto e informal, principalmente em relação ao que é visto no Instagram e Facebook. Ainda é tempo de aderir ao Snapchat e construir sua rede de seguidores, mas, como seu formato é um pouco diferente do tradicional, deixo algumas dicas sobre como criar os conteúdos nessa mídia.
6 – Cerca de um terço dos vídeos publicados no Snapchat são vistos sem som. Por isso, use e abuse de textos e desenhos em seus vídeos. Se você for uma pessoa menos criativa, o aplicativo Bitmoji. Este app integra com o Snapchat e permite que você crie seu próprio Emoji!
7 – Diferente das outras mídias, não tenha medo de gravar com o smartphone na vertical. Os seguidores costumam interagir mais com conteúdo que parece autêntico, sem edições.
8 – Mescle vídeos que divirtam ou ensinem algo útil aos seus seguidores. Usar os filtros pode ser uma boa opção! Eu mesmo fiz alguns testes usando os filtros, gravando vídeos mais humorados e a reação da minha audiência foi impressionante. Eles adoraram a minha pegada mais humorística.
Nota: Se quiser receber dicas de Facebook e redes sociais pelo Snapchat, me adicione: @larrossaluciano
Criação de conteúdo em vídeo no Instagram
Indo em uma direção contrária ao Snapchat, os vídeos do Instagram podem ser melhor trabalhados, algo já esperado pelos seguidores nessa rede social. Desde o princípio, seu apelo sempre foi mais visual que os de seus concorrentes e parceiros, com foco na fotografia e vídeos. Não é a toa que o Instagram é a mídia social favorita da maioria das empresas da área de moda. Mesmo com o Instagram Stories o tornando mais próximo ao Snapchat, essas regras ainda valem.
9 – Assim como os exemplos anteriores, tenha foco nos elementos visuais. Os vídeos do Instagram necessitam de um toque do usuário para liberar o som, fazendo com que seja necessário publicar vídeos visualmente atraentes.
10 – Publicações com ao menos uma #hashtag possuem 12% mais engajamento do que as sem. Por conta disso, planeje bem quais hashtags e chamadas utilizará. Uma estratégia muito bacana é gravar uma lista de hashtags no bloco de notas e copiar e colar ela sempre que fizer um novo post!
11 – Assim como o Snapchat, o Instagram Stories mantém seu conteúdo por 24 horas. Além disso, qualquer vídeo que grave em seu computador ou smartphone pode ser usado, sem a necessidade de gravar dentro do aplicativo.
Se está interessado em focar seu conteúdo no Instagram, não deixe de olhar o guia completo que montei dedicado exclusivamente à utilização do Instagram para negócios!
Fase bônus: criando conteúdo em vídeo no YouTube
Mesmo que os conteúdos em vídeo no Facebook, Instagram e Snapchat estejam explodindo em visualizações, o YouTube ainda é o maior buscador de vídeos da web e amplamente utilizado. Considerando seu tempo de vida e popularidade, abrir um canal no YouTube continua sendo uma boa ideia. Para começar a criar conteúdo no YouTube, tenha em mente as seguintes dicas:
12 – Mesmo que os vídeos contem com som desde o princípio, vídeos que possuem legendas possuem ranqueamento melhor do que aqueles que não as possuem. Vídeos legendados são normalmente 40% mais visualizados. Legende seus vídeos!
13 – Os primeiros dez segundos são os mais importantes. Um quarto dos usuários assistem menos que esse tempo.
14 – Não economize nas descrições e nas tags de seus vídeos para melhor ranqueamento no SEO.
15 – Assim como no Facebook, grave vídeos em alta resolução, de 720p ou 1080p. Vídeos com menos resolução passam a impressão de um trabalho amador.
Sem entrar em pormenores, as dicas que trouxe nessa lista são essenciais para que comece a pensar no direcionamento de seu conteúdo e como fazer com que eles adquiram maiores índices de visualização e engajamento. Quais redes sociais usa para publicar seus vídeos? Quais se adequam melhor ao seu negócio? O YouTube ainda é um grande negócio para você ou acredita que já está obsoleto? Comente logo abaixo suas próprias dicas e experiências na produção de conteúdo em vídeo!