Se você acompanha o blog, deve ter verificado que ao longo dos últimos meses tenho trabalhado bastante o meu canal do Youtube (se ainda não se inscreveu por lá, este é o link).
Têm sido meses de um elevado desafio. Não só devido à minha pouca naturalidade em frente às câmeras mas também pelo fato de ser uma pessoa naturalmente introvertida.
Durante esse processo de evolução na gravação dos vídeos, tive que ir superando alguns medos. Tal como eu, acredito que você também tenha os seus medos no momento de falar para a câmera.
E foi com o objetivo de ajudar você a superar esses medos, que chamei para o nosso canal do Youtube o Vitor Alli. O Vitor Alli é um dos maiores nomes do Brasil quando o assunto é gravação de vídeos. Ele até lançou recentemente o seu curso Como Falar Pra Câmera (você pode conhecê-lo clicando aqui) no qual ele ensina os seus alunos a melhorarem a sua presença em frente às câmeras.
O Vitor foi o meu “mentor” durante os últimos meses, ajudando o canal do Youtube da Escola Freelancer a passar dos 200 aos quase 2 mil subscritores e atingir 27 mil visualizações. E tudo isso em apenas 6 meses!
Temos a entrevista com o Vitor em dois formatos: vídeo e texto. O vídeo ficará logo abaixo e o texto (de uma forma resumida) está logo depois. Para você ter uma melhor noção de tudo aquilo que o Vitor transmitiu (e foi muito, acredite!) aconselho você a ver o vídeo e o texto.
A minha outra dica é que confira o curso do Vitor Alli. Ele lançou recentemente a sua primeira versão do Curso Falar Pra Câmera. Tive acesso ao curso e posso dizer que, se você tem medo de Falar Pra Câmera, este é o curso ideal. E se você adquirir o curso por este link (clique aqui), ofereço de forma completamente gratuita o ebook Ser Freelancer e o Facebook para Negócios. Para isso, você apenas necessita de enviar um email dizendo “Comprei o curso do Vitor”.
Resumindo:
- Clique aqui para adquirir o curso do Vitor
- Envie um email para geral@escolafreelancer.com dizendo “Comprei o curso do Vitor”
- Eu envio para você o ebook Ser Freelancer e Facebook para Negócios, que têm valor total de R$ 82
Se você quer conquistar clientes, divulgar o seu trabalho ou até mesmo fazer crescer o seu canal do Youtube, este é o curso certo para você!
Entrevista com o Vitor Alli:
1. O Medo de ser o centro das atenções
“Quando você acha que é o centro das atenções no vídeo, você fica se preocupando com o seu cabelo, como está a sua aparência e você também começa a se apegar a detalhes que não vão fazer a diferença para o seu público. Quem está vendo o seu vídeo, não está procurando um top model. O que as pessoas se preocupam é o valor que você tem a dar para elas. O conteúdo é que está em jogo, não a sua aparência. Você não é o centro das atenções. Se tiramos o ego e começamos a pensar na nossa mensagem, ai vamos começar a fazer bons vídeos”.
2. Falta de controle da própria imagem
“Tudo o que você coloca na tela é uma mensagem. O tom da voz, o corpo, o cenário que você utiliza etc são elementos que você pode trabalhar também para melhorar a sua comunicação. A partir do momento que não temos controle nestes pormenores, a gente começa a achar que a nossa imagem está feia, que o cenário é ruim, entre outras coisas. Quando você não controla, você deixe esse caso te afetar mais do que deveria”.
3. Não fazer vídeos porque acha que necessita ter carisma
“Existem vários pontos que podem ser natos ou inatos que ajudam a ter carisma. Porém, o carisma por si só ele não é nato. O que acontece é que muitas pessoas usam ferramentas de maneira inconsciente. Se você aprendeu ou não a ter carisma, isso não é um fator determinante. Você pode fazer vídeos se não tiver carisma. Se você não é o centro das atenções e sim a sua mensagem, você pode chamar a atenção de outras formas. É possível focar a atenção das pessoas sem ser pelo carisma. Além disso, o carisma pode ser atingido por outros pontos como atenção aos detalhes, um bom uso de equipamentos ou até a organização de um bom set de gravação pode ajudar a aumentar o seu carisma”.
**Clique aqui para perder os seus medos na hora de Falar para a Câmera**
4. Medo da crítica
“As pessoas têm muito medo do que as outras pessoas vão falar. Em primeiro lugar, não devemos levar todas as críticas para o lado pessoal. Temos que analisar se aquele comentário tinha objetivo de melhorar o nosso trabalho ou se foi apenas um desabafo. A segunda coisa que você tem de fazer é relativizar o seu crítico interno. Ao invés de pensar que todo mundo acha alguma coisa negativa de você, tente encontrar esse defeito em concreto. Obviamente, você sempre deve responder às críticas de outras pessoas de uma forma profissional”.
5. O Medo de praticar
“Não existem pessoas que façam um bom vídeo à primeira tentativa. Se você não praticar, você não vai ter o controle dos seus equipamentos, da sua voz e da sua imagem na frente da câmera. A melhor forma de saber é arriscando. O seu primeiro vídeo será sempre o seu pior vídeo. O que quer dizer que você vai sempre melhorar, o que é um bom sinal”.
Conclusão
As dicas transmitidas pelo Vitor são realmente sensacionais e acredito que elas vão ajudar você a perder o medo de Falar para a Câmera! E agora, chegou a sua parte:
- O que achou da entrevista?
- Você já experimentou gravar algum video? Como foi a sua experiência?
Abraço,
Luciano Larrossa