O terreno anda agitado para os profissionais de social media. Grandes redes como o Facebook e o Instagram tem implementado diversas novas funcionalidades a seus serviços. O Instagram, por exemplo, permitiu o acesso do app Boomerang para criar posts no Instagram Stories e está testando uma ferramenta dedicada ao ecommerce chamada Instagram Shopping. Do outro lado, o Facebook está com diversas mudanças e lançamentos, como as Audiências Customizadas e o Facebook Flash. Comentei sobre eles em minha fan page do Facebook, e você pode conferir as 10 novidades principais no texto logo abaixo.
1. Conexão entre Facebook, Messenger e Instagram
Praticamente um sonho virando realidade. No dia 15/11 o Facebook anunciou integração entre a rede social, o app Messenger e o Instagram, permitindo gerenciar a comunicação recebida nos três canais em apenas um lugar. De acordo com a publicação na sala de notícias do Facebook, a nova caixa de entrada estará disponível em uma atualização futura do aplicativo Pages Manager, programada para as próximas semanas.
2. Possibilidade de criar Audiências Customizadas com base nas interações
Uma das funcionalidades mais esperadas na fan page é poder criar audiências customizadas de acordo com as interações em sua página. O que isso significa? Que passa a se tornar possível direcionar uma campanha para os diferentes tipos de público, sejam pessoas que já visitaram a página em qualquer momento, interagiram – curtindo, comentando ou compartilhando um post, por exemplo – ou pessoas que já enviaram mensagens, entre outros. Comentei sobre o lançamento da novidade com um vídeo em minha página, que pode conferir logo abaixo.
3. Limitação no número de anúncios
As ações de Facebook registraram queda de mais de 6% no dia 02/11. Parte disso foi ocasionado pelo anúncio do desaceleramento do crescimento da receita para o próximo trimestre, que, por sua vez, cairá pela limitação da criação de anúncios na rede social. Como comentei no post sobre o assunto, tal limitação já era esperada, já que o excesso de anúncios pode destruir a experiência do usuário e causar debandada dos usuários. Isso também significa que profissionais de social media deverão estudar ainda mais sobre anúncios, já que a concorrência pelo mesmo espaço aumentará. Falei sobre isso neste post.
4. Bots para chat enviarão mensagens pelo Messenger
O Messenger tem sido um dos maiores aliados nas novas soluções de monetização do Facebook. Em uma funcionalidade que gerou controvérsia, o Facebook anunciou que chatbots poderão enviar mensagens patrocinados para usuários do Messenger. Para evitar o excesso de spam, os bots poderão enviar mensagens para pessoas que já enviaram uma mensagem para a empresa no passado, através de anúncios no feed de notícias ou tenha feito uma assinatura para receber novidades sobre a empresa.
Leia também: Quais mídias sociais devo usar em meu negócio?
5. Lançamento do Facebook Flash
Assim como o Instagram fez com o Instagram Stories, o Facebook Flash é um app com funções que rivalizam os do Snapchat. Porém, diferente do que fez o Instagram Stories, o Facebook Flash é um app externo que se conecta à sua conta. O aplicativo permite enviar mensagens de bate-papo que apagam alguns segundos após, além de utilizar a câmera para envio destas mensagens e conte com diversos filtros.
6. Dados recentes do Facebook
Como falamos no item 2, o Facebook revelou detalhes sobre seu crescimento financeiro, além de diversos outros dados sobre o alcance da rede social no 3° trimestre desse ano. Nesse post que compartilhei da página do Estêvão Soares, é possível conferir os dados mais recentes do Facebook.
7. Limitação de frequência
Diferente da limitação de anúncios, que provará ser um desafio aos profissionais de social media, a limitação de frequência pode facilitar a vida deles. A opção permite ao gestor de social media limitar a frequência de aparição de um anúncio em específico aos seus usuários, estipulando datas para que reapareçam no feed. Entenda mais no vídeo abaixo:
8. Transações de dinheiro no Messenger via PayPal
Uma funcionalidade ainda não disponível no Brasil, no final de outubro os EUA começaram a possibilitar a transferência de dinheiro no Messenger através do PayPal. Anteriormente, o app aceitava envio de dinheiro através dos cartões de débito. Será que a novidade funcionaria por aqui? Não temos como saber ainda, mas considerando os chatbots que mencionei no item 4, acredito que a intenção do Facebook é expandir essa possibilidade para todo o mundo.
9. Agendamento das transmissões ao vivo
Em meados de outubro, o Facebook anunciou a possibilidade de agendar transmissões ao vivo através do Facebook Live. Deixar uma live agendada é excelente para gerar expectativa e deixar seus seguidores cientes do horário no qual começará a transmitir, de maneira que podem conferir se estão disponíveis ou liberando espaço na agenda para o acompanhar. O novo recurso permite agendar transmissões para até 7 dias após a programação, além de abrir um lobby para bate-papo três minutos antes da live e oferecer links para incorporar em sites ou blog.
Veja também: Instagram para Negócios: O Guia Completo