Todos nós temos sonhos. Queremos ter uma casa melhor, sermos profissionais reconhecidos, ter filhos, etc. Mas para já expliquei neste artigo sobre metas e objetivos, é necessário existir uma estratégia, uma forma de saber o que fazer para atingir esses ambições. O problema é que grande parte das pessoas esquece desta vertente. Têm sonhos apenas porque natural da condição humana ter esses sonhos, mas depois não sabem como chegar até eles. Depois reclamam que é impossível fazer o que queriam, que a culpa é dos outros e outras desculpas muito comuns de quem não cumpre metas. E um dos planos onde as pessoas mais falham é na estruturação do seu plano de carreira.

Este plano não é mais do que a definição através de detalhes do que é necessário fazer para se atingir um determinado patamar na sua profissão.Imagine que você pretende ser um especialista falando em público. É necessário, em primeiro lugar, escolher um tema que queira ser um dos melhores. Depois, melhorar a sua oralidade. De seguida, procurar por alguém que o possa ajudar a superar as suas dificuldades de falar em público e por aí segue. Claro que fazer o plano de carreira é muito mais do que isto. Em cada um dos pontos que falei acima é necessário existirem sub-pontos, etc.

COMO COMEÇAR

Para começar a definir um plano de carreira é necessário…começar pelo final. Para isso, responda a esta pergunta: o que você quer ser dentro de 10, 20 ou 30 anos? Ter noção clara do que você quer ser ajuda a definir rapidamente todos os passos que deve seguir. Como é óbvio, isto é apenas um esboço. Você pode até fazer o planejamento para ser jornalista freelancer e acabar escrevendo em blogs e livros como foi o meu caso. Existe sempre esta chance de existir uma variação, mas o mais importante é que você tenha um fim, para que consiga ter um início.

plano de carreira

Depois de conseguir essa noção, chega o momento de pensar no que precisa fazer. Qual é o primeiro passo que pode dar rumo a essa meta? Por mais mínimo que seja, pense nele. Essa mudança na sua vida pode passar por começar a ser mais produtivo ou apenas ler mais alguns livros todos os meses. Independentemente de tudo isso, é necessário uma coisa: mudanças na sua vida. Se quiser ser “outra pessoa”, você precisa rapidamente de mudar quem você é atualmente. Aí entra a questão da mudança de maus hábitos por outros mais positivos, que vão no sentido daquilo que você quer ser.

Dica: o meu conselho vai no sentido de promover uma mudança na sua vida. Não tente fazer uma lista enorme de alterações que acabará não chegando a nenhuma. Proponha a mudar uma coisa durante estes primeiros meses. Já escolheu?

MUDANDO O SEU PLANO DE CARREIRA

Já definiu a sua meta e já mudou um hábito que vá no sentido dessa meta? Perfeito. Agora chegou um dos momentos mais difíceis: entender se o que você está fazendo atualmente contribui para esse objetivo. Indo mais uma vez para o objetivo do jornalista, quando pensei em ser jornalista eu estava cursando a faculdade e dando aulas de tênis. Resumindo, o tempo que eu passava escrevendo era praticamente zero! Então, como poderia eu sonhar em ser jornalista sem escrever, sem passar horas e horas lendo jornais ou sem sentir aquela pressão do fim de edição? Tinha que mudar algo. Portanto, comecei a escrever de forma voluntária para o jornal da faculdade, para um jornal local e ainda criei um blog relacionado com ténis que fechei passado seis meses, mas que me ensinou muito. Tinha dado os primeiros passos rumo à minha meta!

Mas isto era apenas o princípio. O trabalho no jornal da faculdade acabou dando origem ao trabalho que desenvolvo hoje na Escola Freelancer e quem sabe este mesmo trabalho não irá gerar outras oportunidades no futuro e por aí adiante. Como podem ver com esta pequena história, o objetivo inicial é um, mas ele pode abrir portas para que outros surjam durante o seu percurso! Como disse uma vez Steve Jobs “você só vai perceber o que está acontecendo hoje ligando os pontos no futuro”.

Por isso, agora é o momento de você parar para pensar e perceber se o que você faz hoje, vai de encontro ao que você quer no futuro. Não digo que tenha de fazer uma alteração completa na sua vida! Comece a fazer o seu trabalho novo a regime parcial, até para perceber se o que está fazendo é realmente aquilo que pretende. Trocar por completo de vida também é possível, apesar de aumentar claramente as chances de tudo dar errado.

AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA MUDANÇA

Como é óbvio, vão existir dificuldades que você terá de ultrapassar nesse momento de mudança de plano de carreira. Ouvirá outras pessoas dizendo que “você não é capaz” ou que “está sendo louco” por começar um planejamento que pode dar errado. Aí os outros começam perguntando porquê tanto trabalho porque planejamento e definição de objetivos é tudo mentira, que já tentaram e não conseguiram, etc. O meu conselho neste momento é que deixe de “ouvir” algumas pessoas. Escute o que elas têm para dizer mas depois siga em frente. Quanto o assunto é mudança vão ser muitas as vozes que vão andar contra o seu sentido.

A melhor solução é começar a lidar com pessoas igualmente ambiciosas, que sabem que a escolha de metas para a sua vida não é algo utópico, mas sim um hábito das profissionais que pretendem atingir o sucesso. Ao lidar com pessoas com esse pensamento, ficará mais motivado para trabalhar e alterar a sua situação atual. Grande parte das pessoas passa a sua vida inteira sem ter um plano de carreira e por isso é normal que não compreendam essa sua mudança.

Dica: Se você gostar de ouvir histórias de pessoas de sucesso, dê uma olhada neste nosso artigo sobre os 8 empresários brasileiros de sucesso

TRABALHE COMO SE JÁ TIVESSE SUCESSO

Um dos segredos para conseguir mudar radicalmente o seu plano de carreira é trabalhar como se neste momento, você já fosse um empresário de sucesso. Apenas desta forma você poderá conseguir bons resultados. Se começou o seu negócio a part-time como eu referi acima, comece de uma forma profissional. As desculpas para não ir trabalhar justificando a si mesmo que “está cansado” ou que “hoje não tem tempo” não podem existir, mesmo que você não esteja trabalhando 24 horas por dia nessa sua mudança de plano de carreira. A sua postura deve ser igual à de um gestor de topo! Quem não conseguir trabalhar desta forma com um cliente/produto, não conseguirá fazer o mesmo quando tiver 100! A frase de William James diz tudo: “A maior descoberta da minha geração foi a de que o ser humano pode alterar sua vida alterando sua mente”.

MUITO FOCO!

Quer mudar o seu rumo? Seja focado. Esse é um dos grandes segredos para se conseguir uma mudança radical. Tendo objetivos mais elevados (neste caso o progresso a nível profissional) obriga-o também a uma concentração nessa tarefa muito maior. A partir do momento que fizer um acordo consigo mesmo e disser que vai mudar a sua situação atual, dê o máximo de si. Muitas pessoas caem no erro de querer trocar apenas por insatisfação da situação atual. Porém, trocar não chega! É necessário você acreditar nessa mudança e fazer com que ela seja realmente marcante no seu percurso profissional.

A MUDANÇA É MAIS PESSOAL DO QUE PROFISSIONAL

Este ponto é dos mais importantes por isso aconselho que preste muita atenção às próximas linhas. Para alterar a sua situação profissional é necessário, em primeiro lugar, mudar-se a si mesmo. Mudar a sua rotina, mudar a sua organização ou mudar a sua forma de encarar o trabalho. Uma das maiores lições que tenho aprendido nos últimos anos tem sido mesmo essa: você só cresce enquanto profissional se crescer enquanto pessoa. Pessoas bem sucedidas são exigentes com tudo. Se você quiser ser uma delas, seja exigente consigo mesmo.

E ao lidar com pessoas de sucesso nos últimos anos, uma das coisas que percebi é que o tempo é o fator que elas mais valorizam. As pessoas bem sucedidas não perdem tempo com futilidades e leituras que não acrescentam nada ao seu crescimento físico. Eles aproveitam cada minuto do seu dia (cada minuto mesmo!). Todo o período de pausa é tempo para responder a um email, ler um artigo no seu smartphone que pode ensinar algo ou até fazer o telefonema para o cliente. Para eles não há tempo a perder. Procrastinar um tarefa é algo que não existe!

Por último mas não menos importante, a atitude do “faça já” é outro fator de crescimento muito grande! Adquirir o hábito de fazer o que tem para fazer, naquele momento exato, vai mudar completamente o seu dia-a-dia. As pessoas bem sucedidas não esperam a condição ideal para fazerem acontecer. O momento em que é pensado é o momento exato para ser feito. Para eles, quem discorda é porque não quer fazer acontecer.

PRONTO PARA MUDAR O SEU PLANO DE CARREIRA?

Mudar normalmente significa sair da sua zona de conforto. E tudo o que seja relacionado com “sair da rotina” ou “enfrentar os medos” é sempre encarado com muito receio. Contudo, é enfrentando os seus medos ou saindo da sua zona de conforto que as mudanças acontecem. Como é óbvio, não basta querer sair por sair. É necessário existir uma estratégia e persistência, caso contrário acabará por ser uma mudança em vão. Mudar por mudar não é aconselhável. Quando fizer essa alteração e tentar mudar o seu plano de carreira, faça-o com o intuito de mudar a sua vida!

Abraço e até já.

Mini-Curso: Do Zero ao seu primeiro anúncio no ar no Facebook e Instagram

Aprenda passo a passo gratuitamente como criar o seu primeiro anúncio.

    Mini-Curso ideal para quem pretende iniciar na profissão de Gestor de Tráfego e quer aprender a criar as suas primeiras campanhas.