O tempo no qual as empresas usavam as mídias sociais apenas para divulgar seus produtos passou. Além da divulgação, as redes sociais foram além desse papel e hoje serve para gerar engajamento, divulgar promoções e inclusive se tornou mais um canal para atendimento ao cliente. Por conta disso, ocupar uma vaga de social media atualmente exige uma gama ampla de conhecimentos. Se pensa em trabalhar nessa área e oferecer os serviços, conheça 9 habilidades que precisa adquirir antes de correr atrás de vagas na área!
1. Conhecimento em SEO
Pode parecer que conhecimento em SEO é útil apenas para publicações em blogs, mas essa afirmação não é verdadeira. O profissional de redes sociais precisa conhecer sobre SEO de maneira que suas publicações estejam otimizadas de acordo com o plano de mídias sociais da marca que o profissional representa. Afinal de contas, tanto o SEO quanto as novas mídias são focadas em conteúdo.
Utilizar estratégias orientadas para SEO são primordiais para que suas publicações obtenham maior alcance, aumentando as chances de receber novos seguidores para suas páginas. Para o uso do SEO nas redes sociais, é necessário que o profissional seja familiar com os conceitos de palavra-chave, linkbuilding e marketing de conteúdo.
- Palavras-chave: São os termos buscados pelos usuários em mecanismos de busca, como o Google. Ferramentas como o Google Keyword Planner podem ajudar a estabelecer quais as melhores palavras-chave para sua estratégia;
- Linkbuilding: Conjunto de estratégias que visa construir links externos que apontam para um site e possuem o propósito de influenciar e melhorar sua popularidade nos mecanismos de busca, como se estivesse dando uma recomendação pessoal sobre a habilidade de alguém.
- Marketing de conteúdo: Estratégia para engajar com seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes através da publicação de conteúdo relevante e valioso.
2. Comunicação orientada
Cada rede social conta com funcionalidades e peculiaridades que o tornam únicos. Isso exige que o profissional possua conhecimento sobre estas características, de maneira que consiga criar e editar conteúdo que funcionem bem com essas redes. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e outros: o desafio do profissional de social media é conseguir criar o melhor tipo de conteúdo em cada uma das plataformas usadas pela marca. Também é necessário ter conhecimento sobre a marca, de maneira que possa definir quais mídias sociais são as melhores para o negócio.
Algumas ferramentas podem auxiliar no momento de definir quais tipos de publicações funcionam melhor em cada rede. Uma delas é o BuzzSumo, que rastreia conteúdo nas redes sociais e os classifica de acordo com número de compartilhamentos em cada rede. Basta conferir quais tipos de conteúdo são os mais compartilhados e analisar como a publicação foi confeccionada.
Além disso, cada rede social tem suas próprias particularidades. Você até pode usar o mesmo conteúdo no Facebook, Instagram e Snapchat, por exemplo, mas o formato dele deve ser diferente. Enquanto no Facebook você pode apelar mais ao texto e colocar um link para o seu site, no Instagram a imagem é primordial enquanto no Snapchat você tem que gravar um conteúdo rápido de no máximo 10 segundo e prender a atenção do usuário nesse período de tempo.
3. Ter noções sobre atendimento ao consumidor
Como mencionei no início desse texto, é imprescindível que um profissional de social media tenha conhecimentos sobre atendimento ao consumidor. Assim como nas outras formas de atendimento, as redes sociais são o “rosto digital” da marca. Ou seja, as ações promovidas pelo profissional refletem a empresa para os seguidores e clientes. Ao responder uma reclamação em suas páginas nas redes sociais, lembre-se de responder com agilidade, seja educado, tenha empatia e procure ir além do esperado no atendimento.
4. Conhecer as diferentes ferramentas de mídias sociais
Assim como em qualquer profissão, é necessário conhecer ferramentas úteis para melhorar seu trabalho. Por conta disso, é necessário possuir conhecimento em algumas destas ferramentas de maneira que agilize o seu trabalho. Para conhecer mais, não deixe de conferir essa lista com 15 ferramentas para profissionais de social media para testá-las e decidir qual é a melhor para si. E lembre-se: mantenha-se atualizado. Todos os dias surgem novas ferramentas para profissionais de mídias sociais. Você não tem que dominar todas elas, mas pelo menos tenha uma noção de que elas existem.
5. Criatividade
A criatividade a principal característica que um profissional de social media precisa ter, levando em consideração que a maior parte do tempo um profissional da área estará a escrever. Como as possibilidades são extensas, o social media deve ser capaz de produzir conteúdo escrito, imagens, vídeos, promoções, além de saber como e quando publicá-los de acordo com a estratégia de redes sociais estabelecidas.
Também é necessário saber como criar um marca visual que se destaque da concorrência, já que uma grande maioria das empresas já estão competindo pela atenção dos leitores nas redes sociais. Para auxiliar na criação dos conteúdos, não deixe de conferir os 7 tipos de conteúdo que já pode publicar hoje mesmo em suas páginas nas redes sociais.
Mas como se manter mais criativo na criação e consumo de conteúdo? Seguem algumas dicas práticas que aplico no meu dia-a-dia:
- Tenha um bloco de notas. Esta dica pode parecer básica, mas a verdade é que sem o meu bloco de notas no Evernote, grande parte das minhas ideias mais criativas teriam desaparecido sem que tivesse usado elas.
- Leia bastante. Grande parte das minhas ideias criativas vêem da leitura. Não só da leitura de livros, mas também de artigos em blogs ou também em posts no Facebook.
- Fique atento ao mundo que está à sua volta. Por vezes, a inspiração para seu novo post está num outdoor que viu na rua ou de um anúncio de Tv que você curtiu. Nem sempre a inspiração para algo online está efetivamente no online!
- Saia da sua rotina. Quando ficamos demasiado tempo produzindo, nosso cérebro acaba por ficar demasiado automático e deixa de pensar de forma mais criativa. Algumas das minhas melhores ideias surgem quando estou de férias, passeando ou até mesmo no banho!
Se quiser mais algumas ideias, principalmente para vídeo, confira minha lista com 15 dicas para criação de conteúdo em vídeo para as redes sociais!
6. Organização
Ok, organização é uma habilidade importante em todo tipo de profissão, mas é especialmente útil aqui, principalmente para aqueles que não trabalham apenas com uma marca. Como o trabalho envolve passar horas nas redes sociais, acaba sendo fácil cair na tentação de procrastinar navegando por conteúdos não relacionados ao trabalho em si.
Não apenas isso, mas é necessário conciliar a organização do que será publicado no dia, planejar eventos especiais ou promoções em feriados. Ferramentas como o Buffer ou o Hootsuite são excelentes auxiliares para administrar suas páginas e horários.
7. Ser capaz de aprender rapidamente sobre novas mídias
Um profissional de social media não pode se dar ao luxo de permanecer engessado apenas em algumas mídias sociais. É necessário que tenha a capacidade de identificar e aprender rapidamente sobre novas redes sociais que surgem no mercado. Tal habilidade é crucial, pois um profissional que é capaz de detectar e aprender a utilizar uma mídia pode fazer que a empresa que representa se torne pioneira, aproveitando uma série de benefícios por conta da falta de concorrência.
No Brasil, uma destas pioneiras foi a Master Comunicação, que gerencia as redes sociais da prefeitura de Curitiba, uma das mais presentes nas redes sociais. A empresa lançou uma campanha para a prefeitura no Snapchat chamada SnapChild, cujo objetivo era utilizar a mídia para alertar sobre o risco de desaparecimento de crianças em momentos de distração.
https://www.youtube.com/watch?v=5gPC_yYbqt8
8. Conhecimento em marketing e publicidade
Uma das características óbvias, mas que necessitam ser citadas. De nada adianta tentar uma vaga como social media se não dominar alguns conceitos de marketing e publicidade, já que, mesmo sendo uma área abrangente, esses são os pilares do social media. Algumas ferramentas já auxiliam no momento de criar propagandas para redes sociais, como o Facebook Power Editor. Se quiser se aprofundar sobre Facebook, recomendo que leia minha lista com as 20 dúvidas mais comuns sobre Facebook Marketing.
Além do Escola Freelancer, você também pode conhecer mais sobre marketing em redes sociais na minhas página no Facebook, Instagram e em meu Snapchat, que você pode conferir ao adicionar o usuário @larrossaluciano.
9. Capacidade de analisar resultados
A fase final da rotina de um social media é a análise de resultados. É nela que o profissional avalia se as táticas estão funcionando de acordo com a estratégia estabelecida, assim como adaptar e testar novas alternativas para alcançá-la. Não apenas de avaliar, mas é necessário que o social media saiba como tirar relatórios para comprovar a eficácia de suas ações.
Embora no começo das redes sociais essas informações fossem limitadas, hoje as próprias redes oferecem a possibilidade de avaliação dos resultados, além de ferramentas externas que mencionei nesse artigo, como o Buffer. As principais métricas a serem levadas em consideração são:
- Demografia de sua audiência, ou seja, quais tipos de pessoas acessam mais seu conteúdo;
- Crescimento geral do perfil (novos seguidores, alcance das publicações, entre outros);
- Engajamento – curtidas, comentários e compartilhamento, no geral;
- Seus hábitos de postagem – horários, tipos de publicação e sua efetividade no geral.
Pretende se tornar um profissional de social media?
Quais destas habilidades já possui em seu currículo? Os profissionais que já atuam na área, concordam com os itens citados no texto? Vamos usar a seção de comentários logo abaixo para discutirmos quais habilidades mais importantes para um profissional de social media!