A compreensão acerca da renda ativa vs renda passiva traz um aprofundamento sobre a maneira com a qual atua, sua relação com as finanças, bem como a quebra de alguns mitos comuns do mercado.

Mais importante que isso, é entender quais são as demais oportunidades de trabalho para atuar a favor do seu futuro. Ou seja, parar com a crença das supostas fórmulas mágicas que rodam por aí e que atrapalham o seu sucesso.

Então, a minha proposta é mostrar que a recompensa financeira é resultado do seu esforço e, simultaneamente, como fazer isso acontecer. Vamos lá!

Renda Ativa vs Renda Passiva em Portugal

Renda Passiva

Primeiramente, vamos começar com os conceitos práticos, com isso, temos um comparativo fácil de entender, evidenciando as diferenças entre esses dois “lados” do negócio.

Assim, começamos com a renda.

A renda é definida como um rendimento ou valor recebido de maneira periódica por uma prestação de serviços, trabalhos, aluguel de coisas, aplicações de dinheiro e mais. Basicamente, é uma ação que gera um ganho.

Da mesma maneira, existe uma falsa ideia de que existem formas de renda nas quais você não precisa trabalhar ou mesmo a famosa frase de que “o dinheiro trabalha no seu lugar”.

Na teoria, realmente é interessante. Na prática, não é nada palpável ou real. Afinal, mesmo aquele que faz um investimento (como compra de ação na Bolsa), exige algumas ações, como dinheiro, estudo de mercado, avaliação de riscos, etc. Portanto, a minha recomendação é ter um pouco mais de calma.

Voltando a questão central, vamos definir cada uma dessas variações.

Então, a renda ativa é aquela que provém de algum nível de esforço, popularmente definida como do “suor do trabalho duro”. Em síntese, você tem a remuneração conforme a atividade que desempenha. Por exemplo, um pedreiro é contratado para um trabalho X e recebe por ele, isso é uma renda ativa.

Já a renda passiva é aquela que, geralmente, é atribuída a não necessidade de trabalho ou tempo. Mas, em algum nível, isso sempre é necessário.

O grande diferencial da renda passiva é que ela é gerada sem uma “atenção ou dedicação plena”, sem um esforço contínuo da sua parte. Neste cenário, temos 3 principais variantes de renda passiva:

  • Ativos: como aluguel de imóveis e bens que geram renda;
  • Produtos financeiros: todos os que geram rendimentos, como ações;
  • Direitos e royalties: relacionados a licenças de uso, obras artísticas, direitos de imagem, etc.

Importante

É válido destacar que a renda passiva envolve diversos fatores que, geralmente, não são previsíveis. Exceto o aluguel/venda de patrimônios, os demais variam com o tempo e oferta-demanda.

Já nas rendas ativas, podemos destacar os salários em geral, vendas, bem como trabalhos autônomos. Ou seja, alguns desses também podem sofrer variações conforme a ação, mercado e tipo de trabalho.

Exemplos de atuação

Apenas para facilitar a sua compreensão, separei alguns exemplos de atuação na renda ativa e renda passiva.

Sendo assim, a renda passiva é caracterizada como fundos de investimento, ações, certificados de depósito, Tesouro, aluguel de imóveis e mais.

Já na renda ativa, são todos os trabalhos ou serviços que você presta. Seja online, como um gestor de tráfego e secretária virtual, serviços como freelancer, vendas de produtos e serviços, comissões, horas extras, etc.

Prós e contras

Agora, vou destacar as vantagens e desvantagens da renda ativa vs renda passiva.

Logo, na renda ativa temos como principais vantagens a possibilidade de melhorar o padrão de vida, maior remuneração de curto a longo prazo, chances de sucesso futuro, estabilidade e mais.

Entretanto, exige um esforço maior, atenção quanto aos custos e estilo de vida, organização e gestão financeira e mais.

Já a renda passiva, é uma forma de elevar os ganhos futuros, tentar a liberdade financeira, evitar a dependência da aposentadoria e mais. Mas, não é uma certeza, possui muitas variações e apresenta chances de insucesso.

Por isso, o indicado é sempre avaliar a renda passiva como um extra, como algo a mais nas finanças, mas nunca como principal fonte de renda. Caso contrário, pode ter problemas para cobrir seus gastos.

Justamente por isso, indico investir nas novas profissões do mercado de Portugal, para você ganhar em euros. Como na área de Copy, Gestor de Tráfego e Assistente Virtual.

Renda ativa vs renda passiva: qual a melhor opção?

Renda Ativa vs Renda Passiva

Se você está considerando alavancar seus ganhos financeiros, ter alguma estabilidade no futuro ou mesmo planos de ação mais eficazes, essa questão surge em algum momento.

Assim, você vai questionar a renda ativa vs renda passiva considerando prós e contras, principais diferenças e outros aspectos desse renda.

Portanto, a renda ativa é a melhor solução para alcançar uma realidade concreta, de curto e médio prazo, com alavancagem futura e maior estabilidade. Já a renda passiva, deve ser entendida como um extra e não principal fonte.

Justamente por isso, os melhores trabalhadores/autônomos são aqueles que possuem uma fonte de renda ativa eficaz e começam a investir na renda passiva. Através desse “combo”, você evita maiores surpresas, alcança os seus sonhos e projetos, melhora seu padrão de vida e conta com maior diversidade de ganhos.

É possível viver com apenas uma fonte de renda?

De maneira geral, a renda ativa vs renda passiva tem um principal ponto: você consegue viver apenas com a ativa, mas não deve depender unicamente da passiva.

Na prática, como a renda ativa tem ganhos periódicos e mais concretos, evita surpresas, permite a sua organização financeira a curto-longo prazo e garante estabilidade.

Já a renda passiva é uma incerteza constante. Podendo ou não funcionar, trazendo ou não ganhos esperados e promovendo uma deficiência.

Imagine, por exemplo, que você depende unicamente do aluguel de casas e, decorrente de algum problema econômico, todas as suas ficam vagas. Ou seja, o seu ganho para. Dependendo a crise financeira, vender o imóvel também não é uma opção.

Renda ativa vs renda passiva e o gestor de tráfego

Por fim, vale destacar que o gestor de tráfego é um tipo de renda ativa, afinal, há o seu trabalho na área com a recompensa pelo que foi realizado.

Diante disso, surge outro aspecto dessa profissão: trata-se de uma área em expansão, com altas chances de ganhos e crescimento.

Assim, um bom gestor tem uma média salarial alta que, se aliada com uma efetiva gestão financeira, permite que você dispense a renda passiva ou a use unicamente como extra, mas sem impactar o seu estilo de vida, pagamento de contas e mais.

É pensando nisso que ensino você a ser um gestor com a MasterClass, pensando em ganhos de mais de 1000 euros por mês, atuando no mercado digital que mais cresce.

Caso você esteja iniciando na área ou já atue como gestor de tráfego, vale a pena preencher o formulário da Mentoria, para fazer parte da próxima turma.

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês