Em uma onda que pode ser quase chamada de retrô, filmes silenciosos estão voltando à moda. Ok, não exatamente filmes, mas sim os vídeos publicados na rede social mais popular do planeta. Como os vídeos exibidos no Facebook são vistos maioritariamente (uma pesquisa revelou que cerca de 85% destes vídeos são visualizados dessa maneira) com o audio desligado, uma tendência que vem surgindo e ganhando grande efetividade é a inclusão de legendas nos vídeos, com maior prioridade até mesmo que o audio em si.
Por isso, reuni algumas dicas de como fazer seus vídeos mais interessantes e provoque mais engajamentos, mesmo sem a ajuda do som. Além disso, reuni também alguns aplicativos para iOS e Android que podem o ajudar na tarefa de incluir legendas em seus vídeos que serão publicados na rede social.
Como atrair engajamento através dos vídeos sem som
Além de já acompanhar as marcas que estão sendo bem-sucedidas nesse segmento, dois elementos são primordiais no momento de gravar um vídeo para publicar em sua página no Facebook. O primeiro dele é: tenha um visual chamativo. O Facebook conta uma visualização após três segundos do vídeo, então o foco é fazer com que um usuário do Facebook fique no mínimo por esse tempo. Com isso, comece o vídeo com algo que atraia sua atenção de primeira.
Em segundo, use e abuse das legendas para descrever o que está sendo falado ou mostrado. Se estiver demonstrando um produto, faça questão de descrever para que ele serve e quais são suas funções enquanto o mostra em ação. Se o que estiver divulgando for algo falado, basta colocar as legendas para que as pessoas possam entender sua mensagem.
Os 4 Apps que permitem legendar seus vídeos
Para facilitar a tarefa, juntamos quatro aplicativos – tanto para iOS quanto para Android – que permitem que aplique legendas e efeitos visuais aos seus vídeos. Confira-os abaixo:
- Vont (iOS) – Dedicado a adicionar texto a vídeo. O app conta com 400 fontes diferentes que podem ser utilizadas, mas não conta com um amplo leque de efeitos, focando-se apenas em realizar bem a tarefa de incluir legendas ou descrições escritas. (Gratuito);
- Overvideo+ (iOS) – Com opções mais amplas na edição de vídeo, esse app também permite a adição de texto, mas também de músicas. O app custa $2.99 na App Store.
- VideoShow (Android) – Essa ferramenta conta com diversas opções para editar seus vídeos, entre elas incluir e posicionar textos. No entanto, é um editor mais completo, podendo contar com inclusão de imagens, gifs, músicas e diversos outros efeitos. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.
- AndroVid (Android) – Mais simples que o exemplo anterior, além de adicionar textos, ele também permite fazer montagens com diversos vídeos na composição de um. Também está disponível gratuitamente.
Porque você deveria começar já
Além da pesquisa que mencionamos sobre a visualização do vídeo sem som, uma outra que analisou o engajamento dos usuários da rede social apontou que os vídeos são os que mais geram comoções em curtidas, comentários e compartilhamentos em relação à publicação de imagens, links ou postagens só em texto. De acordo com a publicação, vídeos do Facebook são compartilhados sete vezes a mais que outros tipos de postagens.
Fonte: Pesquisa de engajamento feito pela empresa Newswhip dos dias 27 de abril de 2016 à 27 de maio de 2016
O que esse novo comportamento dos usuários revela é que a tendência atual que deve ser acompanhada é a de publicação de vídeos sem som. Por isso, fica a cargo das empresas que divulgam seus produtos através da rede social criar conteúdo de acordo com as novas diretrizes não declaradas pelo público, para que assim gere mais engajamento e visibilidade para seus produtos. E a regra de ouro permanece verdadeira: quem se adaptar mais rápido, poderá aproveitar melhor os benefícios de adequar sua estratégia em relação a esse tipo de material.
Já está publicando este tipo de material em sua página? Qual está sendo o retorno em sua página? Comente comigo suas experiências na criação e divulgação de vídeos silenciosos sobre sua marca!