Os marketplaces estão entre as lojas virtuais mais utilizadas pelas empresas do nicho B2B para venda de produtos e serviços pela internet. Ou seja, aprender como usar o Facebook Marketplace para vendas B2B cada vez mais se torna uma necessidade.
Essas plataformas são como shoppings virtuais, pois eles reúnem diversos lojistas que vendem produtos e serviços entre si, com enorme concorrência.
Este mercado é altamente lucrativo. De acordo com a Forrester Research, só o mercado de marketplace B2B rendeu US$ 1,13 trilhão em 2018.
Pensando na lucratividade do mercado e na facilidade no compartilhamento de produtos, que o Facebook criou a sua própria plataforma: o Facebook Marketplace.
O intuito do Facebook Marketplace era facilitar a venda de produtos que já eram feitas entre os usuários. E isso se tornou uma ótima oportunidade para as empresas venderem mais.
Nesse conteúdo, preparamos dicas valiosas para as empresas venderem produtos e serviços B2B no Facebook Marketplace.
Como funciona o Facebook Marketplace?
O Facebook Marketplace oferece uma série de funcionalidades, como a regionalização, algo que facilita a visualização dos compradores, verão a localização do produto que será vendido.
No nicho B2B, o frete tem um papel importante, pois a compra é feita de forma racional, por meio da pesquisa e no custo-benefício dos produtos e serviços.
Outro detalhe desse marketplace é a separação por categorias, que assim como as lojas marketplaces comuns, facilita o acesso e a venda.
Esses fatores são importantes para a loja da rede social julgar a relevância dos anúncios. Mas existem também outros fatores como o engajamento do anúncio e produtos recém-lançados.
Isso ajuda as empresas a venderem os seus produtos e conseguir resultados, mas somente esses fatores não são suficientes, pois é preciso se destacar para vender mais.
Como atrair público para seus anúncios
1 – Faça uma boa descrição
No mercado B2B o conteúdo tem grande força, pois esse público pesquisa a fundo as funcionalidades e características dos produtos e serviços da empresa.
Portanto, produza uma boa descrição, com características, funções, tamanho (caso seja um produto) e a durabilidade de forma clara e informativa.
Além disso, crie uma listagem dos seus benefícios, assim o vendedor consegue chamar atenção dos clientes com mais facilidade.
2 – Imagens de qualidade
Outro fator importante para destacar o anúncio são as imagens. Caso venda algum equipamento industrial ou ferramenta, as fotos precisam ter alta qualidade e resolução.
Isso porque imagens de qualidade permitem que o potencial cliente possa observar o produto com inúmeros detalhes.
Além disso, o anunciante permite até 10 imagens do produto, por isso o lojista tire muitas fotos com diferentes ângulos e tamanhos ou use essas ferramentas para criar imagens e vídeos, caso esteja a vender infoprodutos.
3 – Atenção no título do anúncio
Use títulos atraentes para chamar a atenção dos possíveis compradores. Isso ajuda o seu anúncio a ter mais destaque no Facebook, facilitando o acesso do cliente a empresa.
Dentre as principais estratégias de posicionamento na internet, existe o SEO (Search Engine Optimization), que é uma série de técnicas com intuito de melhorar a posição do anúncio nos buscadores.
Nas plataformas marketplace é fundamental você utilizar títulos otimizados em SEO, usando palavras-chave que são muito buscadas pelos usuários.
Dessa forma, o seu anúncio terá mais destaque e o Facebook dará mais credibilidade no seu produto, dando destaque maior no buscador e aumentando as vendas B2B.
4 – Responda a todos os comentários
Um dos principais fatores de ranqueamento de um anúncio é o engajamento. Por isso, o lojista precisa responder todos os comentários do anúncio rapidamente.
Além do posicionamento, a rápida resposta dos comentários faz com que o cliente fique mais interessado pelo produto, pois o vendedor está sempre disponível para negociar.
No fechamento da venda, combine todos os detalhes de pagamento e logística, atentando-se aos aspectos de segurança, principalmente no pagamento.
A razão disso é a busca de comodidade do público B2B, já que 93% dos compradores afirmam que preferem comprar pela internet.
Aumente suas vendas no Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace é uma loja virtual da rede social que lojistas vendem diversos produtos entre si.
Esses produtos são divididos por categorias, algo importante na hora vender o produto, pois ele fica segmentado e facilita o cliente a acessar o seu anúncio.
Outra característica fundamental do Facebook Marketplace é a localização. Isso facilita o cliente B2B a encontrar produtos de locais próximos a ele, sendo uma importante dica para o lojista entender como vender pela internet.
Portanto, o Facebook Marketplace pode ser uma excelente plataforma para vender ao público B2B e ampliar a sua lucratividade. E aí, que tal começar já a aprender como usar o Facebook Marketplace para vendas B2B?
*Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.