Mudar de profissão é uma decisão bastante difícil. Quando pensamos em abandonar aquilo que já fazemos, várias questões aparecem na nossa mente. Perguntamos se é o momento certo para mudar de carreira ou até mesmo como vamos contar isso aos nossos familiares. Não se preocupe, sei como se sente.
Numa determinada altura da minha vida dava aulas de ténis e comecei a sentir essa vontade de mudança. Depois disso, passei pelo jornalismo, redator freelancer, fui gestor de redes sociais, depois gestor de tráfego e hoje tenho cursos online, uma escola de ballet e ganho dinheiro com blogs. E tudo isto numa espaço de pouco mais de 10 anos.
O meu intuito com este texto é auxiliar nesta fase e dar os melhores conselhos para fazer a mudança de profissão da forma mais eficaz possível.
Como sei quando é hora de mudar de profissão?
A principal dificuldade de quem procura uma nova carreira é entender se esse é o momento certo ou se essa é uma insatisfação passageira. Uma boa forma de entender se está na hora dessa transição é olhar para o futuro e fazer algumas perguntas:
- Os meus ganhos financeiros podem vir a melhorar consideravelmente num futuro próximo?
- Tenhos chances de ser mais valorizado nesta empresa?
- Terei chance de, no futuro, ter mais controlo da minha vida e dos meus horários?
- A minha profissão no futuro tende a ter mais ou menos procura?
Eu fiz esse mesmo raciocínio em meados de 2008. Dava aulas de ténis, gostava do que fazia mas olhava lá para a frente e…não via futuro. Ia continuar o resto da minha vida no mesmo lugar, com pouco aumento de salário e sem ter controle dos meus horários. E não me entenda mal: eu adorava o que fazia, mas existem outras coisas que também são importantes.
Só que nesse momento obviamente várias coisas vieram à minha mente:
- O que os outros vão pensar de mim?
- E se essa história de internet não der certo?
- E se eu passar fome por não conseguir vender?
- E o que vou fazer com todos os anos de faculdade que fiz?
Tudo isso passou pela minha cabeça. Por isso sei que o seu momento não é fácil. Mas continue no texto que vai entender melhor como resolver essa situação…

Como escolher uma nova profissão?
Quando pensa num futuro diferente, escolher para onde vai é de extrema importância. Mas fique tranquilo se neste momento ainda não sabe. Vai existir um período em que se sentirá perdido, verá várias profissões na internet e várias ideias virão à cabeça (inclusive a de voltar atrás na decisão).
Porém, neste momento precisa fazer algumas perguntas importantes, tais como:
- O que me deixava insatisfeito na outra profissão? E destas opções que estou a analisar, o problema poderá repetir-se?
- Quais são as minhas melhores habilidades?
- O que eu não gosto de fazer, tanto no trabalho como na rotina dele?
- Estas novas profissões que estou a ver, têm potencial de escala?
- Eu tenho as ferramentas necessárias para trabalhar nela? (se ela exigir computador, por exemplo)
- Ela exige algum conhecimento prévio?
Elas já vão dar um norte de qual profissão escolher.
Nesta mudança, muito cuidado ao olhar apenas as profissões mais bem pagas. Apesar de que ganhar dinheiro é um fator muito importante, também é verdade que numa mudança muitas vezes procuramos outras coisas que valorizamos tais como tempo com os filhos ou tempo para nós mesmos.
Posso mudar de profissão aos 30, 40 ou 50 anos?
Se existe coisa que assusta quem quer fazer a mudança de carreira é a idade. Quem tem 50 acredita que se tivesse 40 seria mais fácil. Quem tem 40, acredita que se tivesse 30 seria mais fácil. E quem tem 30 acha que já não é mais um jovem para ficar a mudar de área.
Eu sei que quanto mais velhos ficamos mais difícil é tomar essa decisão. Afinal de contas, as contas para pagar já existem, muitos têm filhos e a energia para estudar pode não ser a mesma de há alguns anos.
Felizmente, essa realidade tem mudado cada vez mais. Mudar de carreira virou o novo normal. No minha Mentoria para gestores de tráfego, vi vários casos de alunos com 30, 40 ou 50 anos que mudaram de carreira, trabalhando na gestão de tráfego. Com a internet, aprender novas habilidades tornou-se mais fácil do que antes e muito mais rápido. Há alguns anos, uma mudança de carreira implicaria voltar à faculdade, estudar 4 anos e só depois disso começar a trabalhar. Hoje em dia, essa mudança pode acontecer em 4 meses.
Mudar de profissão: Os 6 Passos que precisa dar
Na hora de mudar de profissão existem alguns passos e cuidados que deve ter. Vamos a alguns deles:
1. Tenha uma reserva financeira
O recomendado financeiramente na hora de mudar de carreira é ter uma reserva de emergência de, pelo menos, 6 meses. Isso vai ajudar a enfrentar os contratempos que podem existir nesta mudança.
2. Analise as profissões possíveis
Antes de pedir demissão, analise bem quais são as profissões que pretende começar a trabalhar. Se puder, compre algum curso sobre elas ou vá fazendo a transição aos poucos. Ou então faça um teste vocacional. Quando quis fazer a mudança de professor de ténis para os blogs demorei uns bons meses. Enquanto isso, escrevia para o blog aos finais do dia e aos fins-de-semana.
3. Tenha tudo bem resolvido com o seu emprego anterior
Nada pior do que começar algo novo com coisas mal resolvidas do passado não é verdade? Por isso, primeiro trate de resolver todas as pendências que te possam prender ao trabalho anterior.
4. Entre para o campo de batalha o mais rápido possível
Um dos maiores erros de quem vai mudar de carreira é ficar só no estudo e não partir para a prática. Quanto mais rápido lidar com a realidade da nova profissão, melhor. Eu sei que dá medo enfrentar a realidade, mas é necessário.
5. Compre um curso que tenha uma comunidade
Pode parecer meio sem sentido este conselho, mas estar alguma mentoria ou curso onde os outros membros também estejam a fazer a transição vai dar uma força extra. Na minha mentoria, por exemplo, os membros inspiram-se uns nos outros e isso dá força num momento de mudança.
6. Fale para as pessoas próximas que está a mudar de carreira
Quando mudam de carreira, muitas pessoas não querem falar isso para outras pessoas por medo ou vergonha. Essa atitude só vai atrasar o seu crescimento. O seu networking é uma excelente forma de conseguir um trabalho ou de conseguir novos clientes como freelancer nesta nova profissão. Ao ter vergonha, estará a perder a oportunidade de usar o seu networking a seu favor.
Pronto para mudar de carreira?
Espero que este artigo tenha dados algumas luzes sobre o que precisa fazer para seguir nesta nova jornada. Mudar de profissão não é fácil, mas é possível. Quando mudei de profissão questionei se estava a fazer a escolha certa. Passado alguns anos, o meu único arrependimento era o de não ter mudado mais cedo!