Com cada vez mais empresas marcando presença na internet, muitas delas começaram a sentir a necessidade de terem um gestor de redes sociais para que possa ajudar nas publicações das suas redes.

Para iniciar na profissão de gestor de redes sociais vai precisar de estudar um curso, procurar clientes e conseguir entregar resultados para esses clientes.

Ao longo do artigo, vou mostrar como dar os primeiros passos, deixar bem claro o que precisa estudar e também ensinar como pode captar os seus primeiros clientes.

O que faz um gestor de redes sociais?

O gestor de redes sociais é o profissional que faz a gestão de conteúdo dos seus clientes nas redes sociais. Também conhecido no Brasil como Social Media, o gestor fica responsável por publicar e analisar o conteúdo publicado nas redes dos seus clientes.

Por norma ele trabalha mais com Instagram, Facebook, TikTok e Youtube, mas também pode ter um trabalho importante em outras menos conhecidas, tais como o Pinterest.

Se quiser se aprofundar sobre tudo o que deve ser feito nesta profissão, recomendamos que leia este texto sobre o que faz um gestor de redes sociais.

Como me tornar um gestor de redes sociais em Portugal?

Para trabalhar nesta área não é necessário qualquer faculdade ou curso superior específico, apesar de que quem estudou marketing ou design tem alguma vantagem. Porém, nada decisivo.

Por norma, os bons social media do mercado fizeram algum curso de gestão de redes sociais online ou presencial. Outros, foram autodidatas e aprenderam por eles mesmos.

No entanto, é sempre importante realçar que é necessário um estudo constante nesta área pois as redes sociais mudam regularmente. E para se manter atualizado, nada melhor do que estar rodeado de profissionais desta área, o que acontece muitas vezes em cursos online.

Caso tenha feito sentido esta profissão e quer estudar algo mais profundo, recomendamos que leia este nosso artigo sobre Como escolher um curso para gestor de redes sociais

gestor de redes sociais
Numa das apresentações do meu livro de gestão de redes sociais

Quais ferramentas preciso dominar para ser gestor de redes sociais?

Para trabalhar como gestor de redes sociais vai precisar dominar alguma ferramenta de edição de imagem e/ou de vídeo. Desta forma poderá criar conteúdo para o seu cliente.

Ao contrário do que acontecia quando comecei a trabalhar nesta área, não precisará de dominar ferramentas mais complexas como photoshop ou o Primiere para editar videos. Hoje em dia, felizmente, existem ferramentas mais simples como o Canva ou o Capcut. Porém, se já entender de ferramentas mais profissionais terá uma vantagem e tanto nesta profissão.

Além das ferramentas de criação de conteúdo, precisará de entender das redes sociais que se propor a trabalhar. Se for trabalhar no Instagram precisará de entender como funciona o algoritmo, conhecer ferramentas de relatórios ou como medir a interação do Instagram.

Se for trabalhar com o Youtube precisará de entender o que faz um video ser mais assistido ou como aumentar os inscritos no canal.

Será sempre um misto entre como criar melhor conteúdo e também como fazê-lo ter mais alcance nas plataformas.

Como consigo clientes de gestão de redes sociais?

Tal como na gestão de tráfego, existem várias formas de conseguir clientes como gestor de redes sociais. Vamos falar sobre cada uma delas:

Amigos e familiares

Se tem pessoas próximas que têm um negócio eles podem ser os seus primeiros clientes. No entanto, o contrário também pode acontecer. Por vezes os amigos e familiares são os primeiros a não confiarem na nossa nova profissão. Por isso, se as pessoas à sua volta não mostrarem interesse, passe para as próximas opções.

Negócios da sua cidade

O online é fantástico mas ainda existe uma vantagem de poder visitar localmente os negócios e fechar os primeiros clientes. Por esse motivo, pode usar os negócios que conhece da sua cidade e fazer prospecção direta oferecendo os seus serviços. Caso viva numa cidade muito pequena e considere que o tamanho dela pode ser um entrave, passe para os próximos conselhos.

Procura por negócios no Instagram, Facebook e Google

Se existem negócios que estão na internet é porque, talvez, eles precisem de alguém para trabalhar as suas redes sociais. Entre em contato com eles oferecendo os seus serviços.

Mande propostas para empresas que anunciam em jornais e rádios da sua cidade

Clientes que já anunciam em mídias tradicionais são excelentes bons primeiros clientes, pois é bem provável que eles ainda precisem dar os primeiros passos na internet. Por esse motivo pode abordar empresas que anunciem em jornais ou rádios para conseguir os primeiros clientes.

Só um aviso sobre prospecção: é normal ouvir vários nãos, principalmente nas primeiras prospecções. Precisará sempre de ser resiliante, principalmente nos primeiros meses.

Quanto ganha um gestor de redes sociais iniciante?

Um profissional desta área tem sempre duas opções: Trabalhar como freelancer ou ser contratado por uma empresa. Vejamos alguns detalhes sobre cada uma destas opções:

Trabalhar como freelancer

  • Consegue escalar mais os seus ganhos pois consegue trabalhar com vários clientes em simultâneo
  • Pode trabalhar a partir de casa ou qualquer lugar do mundo
  • Faz os seus próprios horários
  • Porém, os seus ganhos podem variar em alguns meses devido a saída de clientes
  • Pode cobrar entre 200 a 300 euros por clientes e consegue atender, no máximo, entre 10 a 15 clientes

Caso pretenda se aprofundar sobre esta parte, recomendo que leia este texto sobre quanto cobrar para fazer a gestão de redes sociais.

Trabalhar para uma empresa

  • Pode ter um contrato, o que lhe garante mais estabilidade
  • Para gestores de redes sociais iniciantes pode ser uma boa forma de trabalhar em equipa e receber feedbacks
  • Terá que trabalhar num escritório caso a empresa assim o exija
  • Poucas possiblidades de escalar os ganhos
  • Salários entre 1000 a 1500 euros por mês

Quanto cobrar por post nas redes sociais?

Cobrar por post como gestor de redes sociais não é uma opção interessante, pois o seu trabalho vai muito além de fazer publicações. Ele envolve pensar na estratégia, conhecer a persona do cliente e analisar métricas.

Se o seu único diferencial é publicar nas redes sociais, em breve será substituído por quem faça isso de forma mais barata. Por isso recomendo que não opte por esta possibilidade de cobrança.

Quais as habilidades necessárias para ser gestor de redes sociais?

Quando se pensa num gestor de redes sociais, acreditamos que precisa ser alguém extremamente criativo, mas isso não é verdade. Um social media precisa ter algumas habilidades específicas, mas sem dúvida que a criatividade não é um fator obrigatório. Vamos a algumas habilidades necessárias:

Proativo

O Gestor deve ficar o tempo todo a procurar ideias, inspirações e a sugerir os vários conteúdos para os seus clientes. Muitos falham na profissão porque ficam à espera que o cliente peça para eles fazerem tudo e isso não cria grande diferencial.

Curioso

O gestor de redes sociais deve ser aquela pessoa curiosa, que está sempre à procura de aprender novas ferramentas, atenta às novidades das redes e que está sempre pronta para fazer testes.

Organizado

Conforme vai tendo mais clientes ele precisa organizar-se com as ferramentas certas para agendar as publicações e ter elas aprovadas pelos clientes. Se quiser saber quais ferramentas usar, veja este nosso artigo com ferramentas para gestores de redes sociais.

O gestor de redes sociais precisa aprender sobre tráfego pago?

O gestor de redes sociais não precisa aprender sobre tráfego pago. Porém, caso saiba, isso pode ser um excelente diferencial pois existem clientes que vão preferir contratar um profissional que faça as duas coisas.

Se é gestor de redes sociais a principal habilidade que deve juntar é o tráfego pago. Temos vários casos de alunos na Mentoria que eram gestores de redes sociais e com o conhecimento de anúncios conseguiram fechar mais clientes e cobrar mais por isso

Caso não saiba a diferença entre estas duas áreas, recomendo que leia este artigo sobre gestor de redes sociais vs gestor de tráfego: quais as diferenças?

Dúvidas comuns sobre a área

Para finalizar este artigo juntamos aquelas que são as dúvidas mais comuns sobre a profissão, para que possa começar sem quaisquer questões pendentes:

Qual a diferença entre gestor de redes sociais e social midia?

Nenhuma. Existem estes dois termos porque gestor de redes sociais é mais comum em Portugal e social midia é mais comum no Brasil, mas os dois querem dizer o mesmo.

Preciso de computador para ser gestor de redes sociais?

Para começar como gestor de redes sociais não precisará de computador, podendo fazer tudo pelo telemóvel. Porém, o que recomendo é que conforme for tendo os primeiros clientes compre o seu computador pois existem coisas que só o computador pode fazer.

Qual a diferença entre gestor de redes sociais e gestor de Instagram?

O gestor de Instagram é responsável por gerir apenas o Instagram da empresa enquanto o gestor de redes sociais sabe gerir todas as redes, incluindo o Instagram.

O gestor de redes sociais precisa publicar conteúdo nas redes sociais dele?

Não é obrigatório, mas é recomendado que publique pelo menos com alguma frequência, visto que o trabalho do gestor de redes sociais é criar conteúdo então soa um pouco duvidoso ele não alimentar as próprias redes.

Para ser gestor de redes sociais precisa de faculdade?

Não é algo obrigatório, pois será possível aprender a gerir as redes sociais através de cursos online ou presenciais. Caso tenha alguma licenciatura, estas são algumas áreas de estudo que podem ajudar na profissão:

  • Design
  • Escrita
  • Edição de video
  • Publicidade
  • Marketing
  • Storytelling

Qual a diferença entre influencer e gestor de redes sociais?

Um influencer usa a gestão de redes sociais no próprio negócio, criando conteúdo para aumentar interação e seguidores, já o gestor de redes sociais domina as redes sociais para criar conteúdo para os seus clientes.

Por fim, deixo aqui uma entrevista que fiz com a Isabel Santos, uma das profissonais de destaque na gestão de redes sociais em Portuga:

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês